filmeu

Disciplina Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à actividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar.   Reflectir e documentar a PDAF Definição PDAF e o campo de estudo Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD A Liderança como processo pedagógico Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação. Ensinar e treinar nas AFD As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores. Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico. Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.  
  • Objetivos

    Objetivos

    1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD.   2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD.   3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais.   4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo.   5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem num formato teórico e teórico-prático sendo utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de ensino e formas de avaliação: desenvolvimento de conteúdos; análise crítica de textos; simulação de situações pedagógico-didáticas; realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo); e realização de fichas formativas, testes e/ou frequências.   A avaliação contínua (exigência de 70% de assiduidade) conjuga:   2 frequências (50%) 3 apresentação de aulas (10%) 2 projetos com apresentação oral e escrita (20%) 2 trabalhos de grupo com apresentação oral e escrita (20%) A nota final (somatório das três vertentes de avaliação) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores (ver detalhadamente Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação).     A avaliação por exame inclui uma prova escrita, uma prova oral e a apresentação de trabalhos.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY. Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge. Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics. Nigg, C.R.. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios