-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar. Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-8670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1- Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança CP2- Solo ( Rolamentos, AFI, Roda, Rondada, Salto de mãos, Mortais; Saltos (Salto de entre-mãos engrupado, Salto de eixo);Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas (Subida de frente para apoio facial, Volta de apoio, facial à retaguarda, Balanços em apoio, Saídas de balanço em apoio à retaguarda, Ligação de vários elementos);Trave (Deslocamentos, Elementos gímnicos, Saltos, Equilíbrios, Pivots, Rolamento à frente, Roda, Entradas, Saídas, Ligação de vários elementos);Mini - Trampolim Saltos ( extensão; engrupado; carpa, Pirueta vertical, Mortal à frente engrupado, Mortal à retaguarda engrupado); G. Acrobática: ( Pares, Trios, coreografia musicada); G. Ritmica: (Arco, Corda; Bola, coreografia musicada). CP3 - Estrutura organizativa de uma aula. Segurança e redução dos riscos na intervenção: Organização e funcionamento de uma aula
-
Objetivos
Objetivos
Oa1) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com recurso a linguagem e terminologia adequadas. Oa2) adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, música e coreografia, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular; Oa3) . Conhecer, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção do professor na concepção e aplicação de uma estrutura de sessão/aula de ginástica para crianças e jovens em idade escolar, com recurso a diferentes níveis de planeamento; Oa4) ter noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor,
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH. Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não