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Disciplina TPD III - Ginástica II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de TPD III Ginástica II tem como objetivo transmitir conhecimentos teóricos e práticos acerca da Ginástica de acordo com o Plano Nacional de Educação Física (PNEF). Desta forma, são abordadas várias técnicas gímnicas em diferentes aparelhos, todos eles incluídos nos PNEF. Os alunos aprendem o ensino, a intervenção manual, os erros comuns, os pré-requisitos e as progressões de aprendizagem para que possam implementar esses conhecimentos de forma eficaz e garantindo a segurança no contexto da prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Aparelhos Gímnicos:  Características, Manuseamento, Medidas de Segurança;

    2. Didácticas práticas.

    Os conteúdos / elementos técnicos das didácticas práticas são abordados segundo os seguintes parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros característicos, intervenção manual, variantes.  

    2.1. Solo         

    2.2. Saltos de Cavalo (Cavalos transversal e longitudinal)  

    2.3. Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas

    2.4. Trave

    2.5. Mini - Trampolim

    2.6. Acrobática           

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos da unidade curricular desenvolvem-se segundo dois aspectos: 1. Apropriação de conhecimentos pedagógico-profissionais que garantam a capacidade de intervenção no âmbito da ginástica; 2. Apropriação de habilidades e hábitos relacionados por um lado, com a execução técnica dos elementos gímnicos abordados na unidade curricular e, por outro, com as formas de intervenção do treinador, necessárias ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos praticantes em ginástica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na unidade curricular em análise são leccionadas aulas teórico-práticas e aulas práticas.

    A nível organizacional as aulas são estruturas em duas partes: 1. Abordagem teórica e teórico-prática de um tema ou elemento(s) gímnico(s); 2. Didáctica prática.

    Os conteúdos temáticos das didácticas práticas a nível teórico são desenvolvidos segundo os seguintes parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros característicos, intervenção manual, variantes.

    Os conteúdos das didácticas práticas são abordados a nível individual e em pequenos grupos.

    A avaliação contínua é constituída por duas componentes:

    1. Teórica, com a realização de trabalhos, fichas e teste escrito/frequência, com um peso de 40%;

    2. Prática, com a realização de provas nos diferentes aparelhos gímnicos, acrobática e intervenção manual com um peso de 60%. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J., Vieira, J. & Coelho, O. (1999). Treino de Jovens. O que todos precisam saber. Centro de Estudos e Formação Desportiva. Lisboa.

      Afonso, P. (1996). A Ginástica Acrobática na Escola: uma proposta metodológica. Manuscrito não publicado. Seminário. ISMAG Lisboa.

      Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora

      Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora.

      Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH.

      Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição,        Federação de Ginástica de Portugal.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Joana Barreto - 

    a agendar com o aluno

     

     

     

     

     

     

     

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