-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Ginástica, enquadra-se no 1º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, do conhecimento, descrição, interpretação, aplicação e execução, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-27158
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Bases e Fundamentos da Ginástica: elementos gímnicos de menor complexidade de abrangência nas diferentes disciplinas da Ginástica (Artística; Rítmica; Trampolim; Acrobática; Aeróbica); CP2.Enquadramento regulamentar; filosofia educacional e fundamentos da ginástica; Conceitos Gímnicos Básicos e Padrões do Movimento Gímnicos; CP3 Estrutura de sessão de treino/aula de Ginástica para crianças e jovens em idade escolar; aquecimento, progressões metodológicas de ensino e treino de capacidades Físicas; música e coreografia; formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer, interpretar e aplicar corretamente: OA1 os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com incidência na regulamentação, ajuizamento, conceitos básicos, aparelhos na ginástica e nomenclatura especifica nas áreas competitivas e não competitivas; OA2 as formas de intervenção do professor na conceção e aplicação de uma estrutura de sessão/aula de ginástica para crianças e jovens em idade escolar, com recurso a diferentes níveis de planeamento. OA3. Vivenciar práticas de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluindo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis. OA4 Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, música e coreografia, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora. Araújo, C., Lebre, E. (2006). Manual de Ginástica Rítmica. Porto Editora. Federation international Gymnastics (FIG). (2023) Gymnastics for all: world wide Galhardo, J., Azevedo, L.(2007). Fundamentos básicos da ginástica Acrobática Competitiva. Autores Associados. Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH. Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Pomona, F. (2020). Gymnastics. ISBN 9786555175547 Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não