-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências identificar os perigos em termos de segurança e saúde no trabalhos trabalhos de construção, através da avaliação dos riscos presentes e previstos e definição de medidas de prevenção e de proteção a implementar numa obra de construção. Conhecer as causas dos acidentes de trabalho e calcular os índices de sinistralidade. Conhecer o enquadramento legal da segurança nos trabalhos da construção em estaleiro. Conhecer os intervenientes, as suas responsabilidades e funções em matéria de segurança num estaleiro de construção. Interpretar o conteúdo e contribuir para a elaboração de um Plano de Segurança e de Saúde na Construção. Conhecer as caraterísticas técnicas, selecionar e dimensionar os equipamentos de proteção coletiva e individual a usar num estaleiro de obras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT30-13550
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Segurança e Saúde nos Trabalhos de Construção Conceitos fundamentais da segurança e saúde no trabalho. 2. Acidentes e Índices de Sinistralidade Tipos de acidente de trabalho. Calculo dos índices de sinistralidade. 3. Estatísticas de Acidentes de Trabalho na Construção Evolução do número de acidentes de trabalho no sector da construção. 4. Enquadramento Legal e Técnico da Segurança no Trabalho da Construção Regulamentação sobre organização e segurança nos estaleiros. 5. Diretiva Estaleiros Intervenientes no processo de construção. 6. Estrutura de um Plano de Segurança e de Saúde na Construção Organização e fases de evolução do Plano de Segurança e de Saúde. 7. Equipamentos de Proteção Coletiva para Estaleiros de Obras Redes de segurança, guarda-corpos, andaimes metálicos, plataformas de trabalho, bailéus, entivação. 8. Equipamentos de Proteção Individual para Estaleiros de Obras Proteção da cabeça, ouvidos, olhos, face, vias respiratórias. Proteção contra quedas em altura.
-
Objetivos
Objetivos
Identificar os perigos em termos de segurança e saúde nos trabalhos de construção no estaleiro. Avaliar os riscos presentes e definir as medidas de prevenção e de proteção a implementar numa obra de construção. Conhecer as causas dos acidentes de trabalho e calcular os índices de sinistralidade. Conhecer o enquadramento legal da segurança nos trabalhos da construção em estaleiro. Conhecer os intervenientes, as suas responsabilidades e funções em matéria de segurança num estaleiro de construção. Interpretar o conteúdo e contribuir para a elaboração de um Plano de Segurança e de Saúde na Construção. Conhecer as características técnicas, selecionar e dimensionar os equipamentos de Proteção Coletiva e Individual a usar num estaleiro de construção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos realizarão visitas, acompanhadas e não acompanhadas pelo docente, a estaleiros de obra em contexto real, onde terão oportunidade de ter contacto com as condições de trabalho e os problemas associados à implementação das medidas de segurança nos trabalhos de construção. Sobre as visitas os alunos irão realizar um relatório com exposição oral em aula, onde deverão analisar criticamente as medidas de segurança, correta e incorretamente implementadas em obra, apresentando medidas de melhoria, que serão discutidas com os pares em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Antunes, V. Apontamentos de Segurança nos Trabalhos da Construção. Lisboa: Universidade Lusófona. Prescrições mínimas de segurança e saúde no trabalho nos estaleiros temporários ou móveis (Decreto-Lei nº 273/2003 de 29 de outubro) e respetiva regulamentação. Alves Dias, L. M. e Santos Fonseca, M., Plano de Segurança e Saúde na Construção. IST-IDICT. Lisboa, 1996. Pinto, A., Manual de Segurança Construção, Restauro e Conservação de Edifícios. Edições Sílabo, 2005. Nunes, F.O., Segurança e Higiene do Trabalho - Manual Técnico. Lisboa: Edições Gustave Eiffel, 2010. Soeiro, A. Segurança na Construção, FEUP edições, 2005
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não