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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular providencia formação em infraestruturas de transporte, abordando os aspetos relativos à definição geométrica, sendo complementada, no 2º ciclo, pelas unidades curriculares de "Vias de Comunicação", que incide sobre diversas tecnologias construtivas e "Gestão de Infraestruturas Rodoviárias", que se foca na gestão de infraestruturas rodoviárias.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT30-13552
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Transportes e infraestruturas de transporte. Comparação entre diferentes modos de transporte, aspetos de complementaridade. 2. Planos rodoviários Planeamento nacional e local. Redes rodoviárias nacionais. Tipos de vias, suas características gerais e entidades responsáveis 3. Projeto rodoviário Faseamento do projeto. Condicionantes para a definição geométrica. Tecnologias construtivas. 4. Traçado em planta e em perfil longitudinal Suas condicionantes. Exigências normativas. Relação do traçado com os utentes. 5. Traçado em perfil transversal Elementos de uma estrada em perfil transversal. Perfis transversais tipo e sua relação com o nível de serviço. 6. Cruzamentos Tipologia e características de intersecções e nós de ligação. Critérios de seleção. 7. Tecnologias construtivas Elementos básicos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e equipamento de segurança.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos necessários à conceção e ao projeto de infraestruturas de transporte, em particular no âmbito do traçado rodoviário e elementos básicos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e equipamento de segurança.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios para entrega e posterior avaliação, tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Neste processo os alunos irão ter a oportunidade de resolver exercícios e um trabalho prático próximos de um projeto rodoviário.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Antunes, V. Apontamentos da unidade curricular de Infraestruturas Rodoviárias, Lisboa: Universidade Lusófona. 2. JAE (1994) Norma de traçado, Almada: Junta Autónoma das Estradas. 3. JAE (1990) Norma de intersecções, Almada: Junta Autónoma das Estradas. 4. JAE (1990) Norma de nós de ligação, Almada: Junta Autónoma das Estradas. 5. Prates, M. (2018) Manual prático de estradas, Lisboa. 6. Wright P.; Dixon K. (2004) Highway engineering (7th edition), Hoboken: John Wiley and Sons.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não