-
Apresentação
Apresentação
Compreender a composição, estrutura e evolução da Terra numa dinâmica natural, considerando os efeitos da acção do e no Ser Humano, bem como os principais processos geológicos associados à geodinâmica (interna/externa). Conhecer os GEOmateriais da Terra (minerais/rochas). Entender o valor do conhecimento geológico de uma região (exploração ou geoconservação) e a sua importância no apoio à gestão do território. Entender o conceito de recursos e reservas geológicas e os impactes associados à sua exploração. Conhecer os riscos geológicos e as possíveis acções preventivas. Aprender a ler informação cartográfica. É uma disciplina de base no ciclo de estudos que permite entender o papel da Geologia e a necessidade de uma relação de sustentável com o planeta, onde o papel do Engenheiro do Ambiente é fundamental (impactes ambientais da exploração dos recursos geológicos e remediação de locais contaminados). Unidade Curricular (UC) fundamental prévia a Ciências do Solo e Poluição do Solo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT30-623
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
TEÓRICA 1. A importância da geologia e a ligação com o Ambiente. 2. Origem da Terra. Características internas e externas e consequência nos processos de geodinâmica. 3. Minerais: propriedades e sistemática. 4. Rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e o seu ciclo. 5. Meteorização e erosão. Deslizamentos de vertentes. 6. Deformação das rochas. Classificação das estruturas geológicas. 7. O Tempo Geológico (cronologias absolutas e relativas - Princípios da Estratigrafia). 8. Geologia de Portugal. Património geológico e geoconservação. 9. Recursos versus Reservas. Recursos geológicos (metálicos, não metálicos e energéticos), exploração e impactes no ambiente. 10. Riscos Geológicos. PRÁTICA 1. Cartografia de base (topográficas) e temática (ex: geológicas, hidrográficas). 2. Minerais em amostra de mão. 3. Rochas em amostra de mão. 4. Interpretação de história geológica de um afloramento geológico (princípios da estratigrafia). 5. Saída de campo (observar/interpretar informação geológica) (op)
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos e linguagem técnica que permita ao Engenheiro do Ambiente trabalhar em equipa com Geólogos. Compreender que o planeta Terra é um planeta vivo e que a sua dinâmica pode afectar o Ser Humano mas também ser afectado pela actividade antrópica. Compreender que os processos geológicos ocorrem a escalas temporais diferentes e deixam no registo as evidências que nos permitem reconstituir a evolução geológica do local. Observar, interpretar e registar informação cartográfica. Desenvolver competências de observação, descrição e interpretação dos GEOmateriais em contexto de aula e no campo. Identificar minerais e rochas ígneas, com base em critérios macroscópicos. Desenvolver competências de independência na procura de informação. Desenvolver competências de trabalho em equipa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de: aulas invertidas, Ensino de pares e Feedback dos colegas. A saída de campo para observação e recolha de amostras (saída técnica) permitirá a aprendizagem em regime não-formal.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gaspar, J. A. (2005) - Cartas e projecções cartográficas. Fundamentos de Geodesia e cartografia, Leitura e numerização de cartas, sistemas de referenciação, identificação e construcção de projecções. 2ª edição. Lidel, edições técnicas, lda. 292 p. Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2020) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Company, 8ª edição, New York. Ribeiro, A. (1998) - Breve História Tectónica da Terra. EXPO-98, Lisboa. Serviço Cartográfico do Exército (1986) - Manual de Leitura de Cartas. 239 p. Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196 p. Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727 p. Material de apoio da disciplina. Páginas da internet variadas. Ex: GeoPortal (LNEG), APA, USEPA, Geology.com
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não