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Apresentação
Apresentação
Fornece um leque alargado de conhecimentos, competências e ferramentas matemáticas essenciais para estudos de Engenharia: descrever e equacionar problemas estáticos e dinâmicos e optimizar soluções no plano; calcular comprimentos e áreas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT30-705
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução. Conjuntos. Números reais. Noção de função. Função módulo. Polinómios. Equações e inequações. Funções reais de variável real. Domínio, contradomínio, gráfico e monotonia. Operações algébricas com funções. Composição. Funções racionais. Função inversa. Funções exponencial, logarítmica, hiperbólicas e trigonométricas. Limites e continuidade. Ponto de acumulação. Definição de limite. Propriedades. Teorema da sanduíche. Propriedades das funções contínuas. Teoremas de Bolzano e Weierstrass. Diferenciabilidade. Definição de derivada num ponto. Interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada da função composta. Derivada da função inversa. Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy. Monotonia, concavidade, extremos e assímptotas. Estudo do gráfico de funções. Primitivação. Primitivas imediatas e quase imediatas. Primitivas por partes e por substituição. Primitivas de funções racionais. Definição de integral. Teorema fundamental do Cálculo. Cálculo de áreas.
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Objetivos
Objetivos
Aprofundar e desenvolver o domínio das ferramentas matemáticas indispensáveis a um curso de engenharia: descrição funcional de fenómenos no plano e análise do seu comportamento; cálculo de áreas e do comprimento de curvas; técnicas de minimização e maximização.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão propostas séries de exercícios visando a consolidação de conhecimentos e o estímulo da capacidade de resolução de problemas. A avaliação da disciplina, expressa numa escala de 0 a 20 valores, será feita em vários momentos incluindo 2 testes de frequência (40%+50%) e trabalhos individuais a desenvolver fora da sala de aula (10%). Caso a média ponderada destes momentos for igual ou superior a 9,5 valores o aluno terá aproveitamento na disciplina, caso contrário o aluno poderá realizar uma frequência global. No exame final o aluno poderá fazer melhoria de nota. A nota mínima de aproveitamento nestas avaliações é também 9,5. Critérios de avaliação são explicitados no início do semestre.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Santos, J. P., Cálculo numa Variável Real. IST Press, 2012 Sá, A. A. e Louro, B., Cálculo Diferencial e Integral em R. Escolar Editora, 2022
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não