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Disciplina Hidráulica II

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito da disciplina abrange: a) aplicação da equação fundamental da hidrostática em corpos imersos e fluidos em repouso; b) Aplicação da equação geral da dinâmica aos escoamentos líquidos. Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: Dimensionamento de sistemas hidráulicos. Cálculo de forças de pressão e da impulsão sobre corpos imersos. Conhecimento do comportamento global dos escoamentos líquidos. Domínio do conceito de energia e de perda de energia de um escoamento líquido em pressão e em superfície livre.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Hidrostática Pressões absolutas e pressões relativas Manómetros Lei hidrostática de pressões Impulsão hidrostática sobre corpos imersos e flutuantes Impulsão hidrostática sobre superfícies planas Impulsão sobre superfícies curvas Escoamentos com superfície livre Noções gerais Escoamentos uniformes e distribuição de velocidades na secção transversal Secções simples Secções fechadas Secções mistas Secções compostas Regolfo com caudal constante Teorema de Bernoulli Energia específica. Função E=E(h) para Q=Q0. Regimes crítico, rápido e lento Função h=h(Q) Curvas de regolfo Escoamentos sob pressão Tipos de escoamentos permanentes Perdas de carga singulares Perdas de carga contínuas Saída de condutas para a atmosfera Cálculo de instalações Descarregadores livres e submersos
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da disciplina é o de contribuir para a formação de técnicos capazes de assumir atividades profissionais ligadas à engenharia civil e à construção, relacionadas com o planeamento, projeto, construção e fiscalização de obras hidráulicas e a resolução de problemas associados a sistemas hídricos. Pretende-se que esta formação os habilite com as qualificações exigíveis para o exercício da engenharia civil e tornando-os aptos para o mercado de trabalho de âmbito alargado, nomeadamente Europeu e Lusófono.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, os estudantes serão envolvidos na discussão/resolução de exercícios ou problemas propostos, de trabalhos práticos experimentais, bem como lhes será solicitado trabalho a realizar fora da sala. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição oral do seu trabalho. Estão previstas visitas de estudo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lencastre, A., 2005. Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal, ISBN: 789729585906. Quintela, A. C., 2009. Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, ISBN: 9789723107753. Novais-Barbosa, J, 1985. Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, 1º e 2º Volumes, Porto Editora, Porto, Portugal. Manzanares, A. A, 1979. Hidráulica Geral (I e II), Técnica, AEIST, Lisboa, Portugal.
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