-
Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma unidade curricular especializada da Engenharia Civil, em que se pretende que os estudantes sejam capazes de realizar estudos hidrológicos e fluviais, e dimensionar diferentes projetos, no âmbito da engenharia civil.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT30-7685
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.COMPONENTE DE HIDROLOGIA O CICLO HIDROLÓGICO A BACIA HIDROGRÁFICA PRECIPITAÇÃO ESCOAMENTO DE SUPERFÍCIE CHEIAS 2,COMPONENTE DE HIDRÁULICA SANITÁRIA BASES QUANTITATIVAS PARA PROJECTOS ADUÇÃO DE ÁGUA REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E DE ÁGUAS PLUVIAIS SISTEMAS PREDIAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA e DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS
-
Objetivos
Objetivos
O principal objetivo desta Unidade Curricular é o ensino dos conceitos, princípios e teorias que permitam a caracterização hidrológica de uma bacia hidrografia e dos seus elementos constituintes, bem com introduzir conceitos, conhecimentos e normas regulamentares para a concepção e dimensionamento de redes de abastecimento de água e drenagem águas residuais urbanas. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de definir e caracterizar bacias hidrográficas, calcular precipitações, caudais médios e caudais de cheia. Dimensionar e conceber sistemas de redes de distribuição de água, redes de águas residuais domésticas e águas pluviais. Desenvolver capacidades de trabalho em grupo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. No âmbito desta UC foi introduzida a metodologia PBL (Problem-Based Learning). As aulas serão do tipo teóricas-práticas, nas quais o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos bem como a resolução de exercícios práticos. Os estudantes serão ainda envolvidos na discussão e resolução de trabalhos práticos. AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência contínua ou por exame final. Avaliação Contínua: durante as aulas (e em casa) será solicitado aos estudantes o desenvolvimento de um trabalho prático e resolução de exercícios (30% da avaliação). Serão realizados testes de avaliação durante as aulas (2 testes, 35% cada). Para terem aproveitamento, os alunos deverão obter uma nota mínima de 10 valores. Avaliação por exame final: prova individual com componente escrita e prática (100%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hipólito, João Reis e Vaz, Álvaro Carmo, 2011. Hidrologia e recursos hídricos, IST Press, ISBN: 978-972-8469-86-3. Quintela, A. C., 2009, Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, ISBN: 9789723107753. Maria, D., 2006. Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas Residuais. Publisher Team, Lisboa. ISBN: 989-601-026-9. Marques, J & Sousa, J., 2006. Hidráulica urbana. Sistemas de abastecimento de água. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 317 p., ISBN-972-8704-65-8. Lencastre, A., 2005, Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal, ISBN: 9789729585906. Lencastre, A e Franco, F., 1992, Lições de Hidrologia, Universidade Nova de Lisboa. Nalluri, C., Featherstone, R.S., 2001 - Civil Engineering Hydraulics, Blackwell Science, ISBN: 0-632-05514-6. Cardoso, António Heleno Cardoso, 1998, Hidráulica Fluvial
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não