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Apresentação
Apresentação
Compreender os processos de alteração das rochas que levam à formação do solo, no que diz respeito em concreto aos processos de meteorização (alteração) e erosão (transporte), distinguindo a entidade Solo (in situ) e Sedimento (solo transportado). Entender a importância do estudo do Solo e do Solo com aptidão agrícola como entidade fundamental a proteger e a recuperar, entendendo a sua salvaguarda nos estudo de ordenamento de território como Reserva Agrícola Nacional (RAN). Compreender como estudar a entidade SOLO, com especial enfase na componente prática laboratorial É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância do SOLO e a necessidade de uma relação de sustentável com o planeta, onde o conhecimento sobre uma entidade fundamental para a produção de alimento é fundamental para impedir a sua má utilização podendo conduzir à sua destruição. Unidade Curricular (UC) fundamental sucedânea à UC de Geologia Geral e Aplicada e prévia à UC de Poluição do Solo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-1029
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
TEÓRICA 1. A importância do estudo dos solos 2. Origem dos solos (meteorização Física, Química) 3. Factores de formação dos solos (Rocha mãe, Organismos, Tempo, Clima, Topografia) 4. Solos Residuais versus Transportados ¿ solo versus sedimento 5. Conceito de Solo 6. Tipos de solos (Classificações, Cartas de Solos, RAN) 7. Componentes dos solos (fase sólida, líquida e gasosa) 8. Propriedades dos solos (Físicas e Químicas) PRÁTICA Iniciação à utilização do software excel. Métodos e equipamentos de amostragem de solos (superficiais e em profundidade). Preparação e realização de uma campanha de campo. Análises laboratoriais (textura/composiçao das amostras recolhidas): teor de humidade, de CaCO3, de matéria orgânica, pH, % fracção grosseira, granulometria da fracção grosseira (peneiração) e da fina (pipetagem ¿ Lei de Stokes), descrição mineralógica da fase sólida (lupa binocular). Interpretação dos resultados de campo e analíticos. Apresentação dos resultados (ex: artigo, apresentação oral, poster).
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Objetivos
Objetivos
Entender a importância do solo como elemento fundamental para a sobrevivência da nossa espécie. Aprender os processos que procedem à meteorização das rochas e ao desenvolvimento dos solos. Compreender o papel dos factores forçadores do solo. Conhecer a diferença entre solos autóctones (in situ) e alóctones (transportados). Compreender o conceito de solo e perfil de solo. Conhecer as diferentes classificações do solo (nacionais e internacionais ¿ SROA, FAO, WBR). Valorizar a Reserva Agrícola Nacional como elemento jurídico na proteção dos solos com potencial agrícola. Aprender as diferentes fases do solo. Conhecer as diferentes propriedades do solo. Aprender a preparar e executar uma campanha de amostragem. Aprender noções de métodos de amostragem no terreno (solos/sedimentos) Familiarizar-se com métodos analíticos utilizados na determinação de algumas características texturais e composicionais dos solos. Aprender a trabalhar com folha de cálculo (excel). Ser capaz de trabalhar em equipa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de “aulas invertidas”, “Ensino de pares” e “Feedback dos colegas”. A saída de campo para observação e recolha de amostras (saída técnica) permitirá a aprendizagem em regime não-formal.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brady, N.C., Weil, R (2013) – Natureza e Propriedade dos solos. 3ª edição, Bookman, 647p. Weil, R.R. & Brady, N.C. (2008) - The Nature and Properties of Soils. 14th ed. Prentice-Hall Inc., New Jersey. Cerqueira, J. (2001) - Solos e clima em Portugal. Clássica Editora, 2ª edição, 164 p. Costa, J.V. B. (2004) ¿ Caracterização e Constituição do Solo. Fund. Cal. Gulbenkian. 7ª ed., 527p. Varennes, A. (2003) - Produtividade dos solos e ambiente. Escolar Editora. 490 p. National Soil Survey Center - Natural Resources Conservation Service - U.S. Department of AgricultureField (2002) - Book for Describing and Sampling Soils. (disponível em http://soils.usda.gov/technical/fieldbook/) Websites: http://www.spcs.pt/ http://soils.usda.gov/technical/lmm/ http://soil.gsfc.nasa.gov/basics.htm
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não