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Apresentação
Apresentação
A química é uma ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em todos os materiais que nos cerca, e em todos os seres vivos. Pretende-se dar aos alunos uma formação sólida e integrada em química geral e suas aplicações tais como o papel da química no ambiente, na saúde e suas aplicações nas indústrias agroalimentar e farmacêutica no desenvolvimento de novas técnologias, processos e novos produtos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-5
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Introdução: Tabela periódica. Os iões no meio biológico. Moléculas. Reações químicas, estequiometria, acerto de reações. Ligação Química. Preparação de Solutions. 2-Equilíbrio ácido-base: Factores que o influenciam ( princípio de Le Chatelier). Força dos ácidos e bases, tipo de ácidos. Soluções tampão. Titulações. Equilíbrio de solubilidade. Análise qualitativa. Aplicações no estudo de produtos naturais, meios biológicos. 3-Equilíbrio de Solubilidade. sólidos pouco solúveis, Principio de LeChâtelier. Efeito do ião em comum. Aplicações. 4- Oxidação-redução: Electroquímica, electrólise, corrosão dos metais. Aplicações 5-Química dos metais de transição. Compostos de coordenação. Importância dos complexos no biológico (clorofila, hemoglobina). Cor e propriedades magnéticas. Espectrofotometria. Efeito da comptexação na solubilidade de um sólido pouco solúvel. 6-Cinética química. Parâmetros que influenciam a velocidade de reação (Catalisadores químicos, enzimáticos, temperatura, concentração)
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões As aulas teórico-práticas alternadas com algumas aulas de laboratório têm como objectivo o preparar o aluno para trabalhar em termos de comportamento atendendo às regras de segurança, manuseamento de material, capacidade de observação, raciocínio e elaboração de um relatório científico. Adquirir uma perspectiva global do estudo da Quimica e da sua interacção com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos para aplicar em áreas especificas na áreas da Bioquímica, Biologia,Saúde.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Implementação de aulas à distância para apoio extra do estudante : exercícios adicionais para trabalho de casa e melhor compreensão da matéria.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1)-Chang, R. " Chemistry 9th ed., Intemational Edition, McGraw-Hill, 2007. 2)- Chang, R. And Goldsbyt K. A., "Química", 11 th ed. , AMGH Editora Ltda, M cGraw-Hill Education , 2013. 3)-Atkins, P., Jones, L. Chemistry: molecules, matter and change", 4th ed.,W. H. Freeman and Company, 1999. 4)-Atkins, P., Jones, L. " Chemical Principles, the Quest for Insight, 2th ed., W. H. Freeman and Companyj 2001.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não