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Disciplina Controlo Analítico do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta Unidade Curricular foca-se a importância da água no mundo e os diferentes parâmetros analíticos a controlar nas matrizes ambientais água e sedimentos/solos. Estudam-se os indicadores mais importantes para a avaliação da qualidade das matrizes água, solos/sedimentos. Abordam-se os conceitos fundamentais da evolução/dinâmica de diferentes massas de água e a interação entre matrizes (água/sedimento) que pode influenciar e fazer variar alguns parâmetros indicadores da qualidade. A Unidade Curricular Controlo Analítico do Ambiente faz parte de um conjunto de UCs constantes do programa do curso de Engenharia do Ambiente que visa a preparação de profissionais capazes de identificar os indicadores da qualidade da água e sedimentos. São apresentadas as diferentes legislações (internacionais e nacionais) para cada matriz abordando as mesmas com exemplos e casos de estudos reais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA 1. Introdução 2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3. A água no mundo: Abundância e distribuição, poluição.  Planos de amostragem e amostragem. Parâmetros importantes. Análises (equipamentos portáteis/laboratório). Legislação águas: Estrutura Legislativa. Legislação internacional e nacional. A DQA e a Lei da Água. Parâmetros de controlo da qualidade. Sistemas hídricos em análise. Massas de água. Água para consumo humano (ETA, ETAR). Interpretação de resultados e Relatórios de avaliação/monitorização. 4. Sedimentos/solos: Classificações dimensionais e texturais. Parâmetros indicativos da qualidade. Planeamento da amostragem. Parâmetros importantes. Análises (equipamentos portáteis/laboratório). Legislação solos/sedimentos: nacional e internacional.   PRÁTICA Exercícios baseados em caso de estudo reais. Elaboração de pareceres técnicos. Preparação de campanhas de monitorização, campanha de campo, interpretação de resultados. Elaboração de Relatórios Técnicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular de Controlo Analítico do Ambiente visa o estudo e a análise quantitativa dos parâmetros indicadores da qualidade das águas e sedimentos/solos com relevo para a Engenharia do Ambiente. Pretende-se que os alunos conheçam as principais técnicas utilizadas na colheita, transporte, conservação e análise de amostras de águas e sedimentos/solos. Pretende-se que saibam: preparar planos de amostragem e campanhas de monitorização ambiental, conhecer equipamentos (de campo e laboratório) de análises de diferentes matrizes, compreender/interpretar e correlacionar os resultados analíticos, analisando e reflectindo os mesmos tendo em conta a legislação em vigor para cada uma das componentes. Sempre que possível, os alunos serão confrontados com casos de estudo reais e/ou de interesse nacional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. Utiliza-se um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. É incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de “aulas invertidas”, “Ensino de pares” e “Feedback dos colegas”. A saída de campo para observação e recolha de amostras (saída técnica) permitirá a aprendizagem em regime não-formal. Este método incentiva os alunos a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução, desenvolvendo o pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas, melhorando a sua oralidade e escrita técnica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baird, Colin.; Cann, Michael.( 2012) - Environmental Chemistry, 5th Ed. W. H. Freeman & Co. (Ed.), 848p, ISBN-13: 978-1429277044 Vieira, J. M. P. (2018). Água e saúde pública (1.ª ed.). Edições Sílabo. 459p, ISBN 978-972-618-969-5 Brusseau, M. L., Pepper, I. L., & Gerba, C. P. (2019). Environmental and pollution science (3rd ed.). Academic Press. ISBN 978-0128147191. https://doi.org/10.1016/C2017-0-00480-9
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