filmeu

Disciplina Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Projeto visa proporcionar aos alunos um contexto real de aplicação e desenvolvimento, de uma forma autónoma e integradora, dos conhecimentos, competências e metodologias adquiridos ao longo do curso de Engenharia e Gestão Industrial e o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos incluem todos os conhecimentos e competências apreendidos durante o curso de Engenharia e Gestão Industrial relevantes para o problema que o Projeto visa responder, juntamente com as orientações e conteúdos programáticos específicos adicionais que o Professor Orientador fornecerá ao aluno durante a unidade curricular.        
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificação e caracterização de um problema de interesse prático, real e atual, descrevendo o contexto, motivação e objetivos, gerais e específicos, do trabalho; Recolha, pesquisa e seleção de informação, dados e bibliografia; Revisão da literatura sobre a área de conhecimento e o problema selecionado, incluindo os principais conceitos, definições, metodologias, métodos e ferramentas utilizados; Descrição sucinta do contexto organizacional, social, económico ou ambiental do problema, incluindo a identificação da organização, seus sistemas, recursos ou restrições relevantes; Diagnóstico e análise da situação atual do problema; Proposta de uma solução inovadora para o problema aplicando metodologias, métodos e ferramentas de engenharia e/ou gestão industrial; Resultados obtidos; Análise crítica aos resultados obtidos face aos objetivos propostos, a sua relevância prática ou teórica, potenciais limitações dos métodos aplicados ou as dificuldades encontradas.        
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem utilizado nesta unidade curricular tempo por base a metodologia tutorial, através de um ensino personalizado, focado na interação direta entre Professor e aluno, com acompanhamento semanal e contínuo, de uma forma flexível, atendendo às necessidades individuais do aluno e promovendo a sua autonomia e o seu desenvolvimento pessoal, técnico e científico. Cada sessão semanal inclui revisão de conteúdos, novos tópicos, discussão, soluções e feedback imediato. O Professor Orientador atua como um facilitador, mentor e avaliador, ajustando o plano de trabalhos conforme necessário.          
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Universidade Lusófona (2024). GUIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA UC DE PROJETO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL. Lisboa, Portugal Universidade Lusófona (2014). NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORAMENTO (Aplicáveis às Dissertações, Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio de Mestrado). Lisboa, Potugal. Relatórios de Projeto de anos anteriores
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios