-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Física destina-se a familiarizar os alunos com as noções de Mecânica Geral que são fundamentais para Unidades Curriculares posteriores nas áreas da Física e da Engenharia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT46-1994
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Dimensões e Unidades. Vetores. 2. Cinemática 2.1.Movimento retilíneo 2.2. Movimento no plano e espaço. Projéteis. Movimento circular. 3. Dinâmica 3.1. Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. 3.2. Estudo do Movimento Harmónico Simples. 4. Movimento Relativo. 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho, Energia Cinética. 5.2. Forças Conservativas, Energia Potencial e Mecânica. 5.3 Conservação da Energia. Energia em sistemas não conservativos. 6. Sistemas de partículas. 6.1 Conservação do momento linear. Colisões. 6.2 Momento Angular. Conservação do momento angular. 7. Cinemática e Dinâmica do Corpo Rígido. 8. Estática do corpo rígido. 9. Introdução às ondas mecânicas 9.1. Ondas longitudinais e transversais. Equação de onda. 9.2. Sobreposição de ondas
-
Objetivos
Objetivos
Estudo do movimento do ponto material, de sistemas de partículas e do corpo rígido: aplicação da cinemática, das Leis de Newton e da energia mecânica. Entendimento prático dos princípios gerais e aplicação a sistemas físicos simples. Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências básicas: conhecimento aprofundado do S.I. de unidades e verificação da coerência dimensional de equações/modelos; estudo cinemático de movimentos simples e compostos na reta, no plano e no espaço; estabelecimento de relações entre o movimento e as suas causas; domínio do conceito de energia, das várias formas de energia e de balanços de energia. Pretende-se auxiliar o domínio e compreensão teórica e prática de algumas situações mecânicas simples através de ações de visualização e demonstração laboratorial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São disponibilizados aos alunos apontamentos das aulas teóricas e a resolução de exercícios, em forma digital. São utilizados extensivamente métodos computacionais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alves, Ricardo Gaio - Mecânica Geral. 1ª edição. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2019. ISBN: 978-989-757-067-4 Deus, Jorge Dias de; Peña, Teresa; Noronha, Ana; Brogueira, Pedro; Pimenta, Mário - Introdução à Física. 3ª Edição. Lisboa: Escolar Editora, 2014. ISBN 13: 9789725924402 Fishbane, Paul; Gasiorowicz, Stephen; Thornton, Steve - Physics for Scientists and Engineers. 3ªedição. Pearson Prentice Hall, 2005. ISBN-13: 978 0131420946 Serway, Raymond A.; Jewett, John W. - Physics for Scientists
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não