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Disciplina Fundamentos de Telecomunicações

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular, da área de Telecomunicações, é onde os alunos se cruzam, pela primeira vez, com os conceitos fundamentais da teoria da comunicação e suas aplicações em comunicação analógica e digital. Necessita dos conceitos previamente leccionados em Sinais e Sistemas, bem como, em Aquisição e Processamento de Sinais. As competências aqui adquiridas são fundamentais para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.), bem como de outras áreas das comunicações e da computação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução.Modelo de um sistema de Telecomunicações. 2. Sinais (revisão).Introdução aos processos estocásticos.Caracterização.Modelos de ruído. 3.Modulação analógica de portadoras sinusoidais.AM e FM. Sinais e ruído passa-banda.Desempenho face ao ruído. 4.Digitalização de fontes analógicas - sistemas PCM.Amostragem e Quantização.Erro e ruído de quantização. 5.Modelo de uma fonte digital. Medida de informação e entropia. Introdução ao problema da codificação de fonte. Codificação de Huffman.  
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se: - Introduzir os fundamentos de modulações analógicas, modulação por pulsos e codificação de fonte. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas analógicos de telecomunicações. - Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais. - Adquirir a capacidade de analisar e manipular sinais e sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas representações no domínio do tempo, frequência, e da transformada de Fourier. Estas competências são fundamentais, para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.).      
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    S. Haykin, M. Moher, Introduction to Analog and Digital Communications, John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007. S. Haykin, Communication Systems, John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.    
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