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Disciplina Arquiteturas Avançadas de Computadores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular vem completar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas UCs de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, abordando temas mais actuais e conceitos de mais alto nível. A compreensão destes conceitos avançados de arquitectura de computadores faz com que os alunos tomem consciencia das limitações e possibilidades do hardware. Consequentemente poderão criar programas mais eficientes, capazes de tirar partido das capacidades do hardware e que tenham em conta as eventuais limitações deste.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução 2. O processador     Principais módulos funcionais     Condutas e riscos     Exceções     Paralelismo ao nível da instrução 3. Hierarquia de memória     Dispositivos e tecnologia de armazenamento: disco magnético, memória flash     Memórias cache     Memória virtual     Confiabilidade na hierarquia de memória     Paralelismo: coerência entre caches, RAID 4. Arquiteturas paralelas     Limites de frequência, dissipação de energia e memória     Paralelismo e limites ao aumento de desempenho     SIMD e processadores vetoriais     Multithreading em hardware     Arquiteturas de multiprocessador¿ aglomerados e computação em grelha.     GPUs     Medição de desempenho 5. Virtualização     Origens e definição do conceito de máquina virtual     Conceito de hipervisor     Variantes de implementação     Virtualização de sistema: processador, memória, periféricos (E/S)     Exemplos de plataformas
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes devem conhecer os componentes de um computador moderno e compreender o seu funcionamento e as suas interações. Devem ser capazes de identificar o fluxo de dados e analizar o desempenho de um computador. Esta competência é diretamente aplicável nos domínios do hardware e da administração de sistemas, e indiretamente aplicável no domínio do software - permitindo formar futuros engenheiros informáticos que tomem decisões de análise, desenho e implementação de software que tirem partido das capacidades do hardware e tenham em conta as eventuais limitações destas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    David A. Patterson and John L. Hennessy. (2020). Computer Organization and Design (MIPS Edition): The Hardware/Software Interface (6th ed.). Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA  
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