filmeu

Disciplina Arquitetura de Computadores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) introduz conceitos de circuitos lógicos combinatórios e sequenciais. Os alunos aprendem a construir uma máquina sequencial e posteriormente um microprocessador. Como transformar uma operação numa instrução que possa ser interpretada e executada por um processador é um dos objetivos principais desta UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aulas Teóricas Circuitos digitais MSI: Portas Lógicas, registos, contadores, memórias, multiplexers e descodificadores. Simulação. Arquitetura de um Microprocessador (CPU) genérico. Componentes básicos: ALU, Registos e Barramentos. Instruções e Microinstruções Memórias de Programa e Dados. Fluxo de informação num CPU: Operações Fetch e Execution Estudo de um Microcontrolador comercial de baixo custo. Ambiente de desenvolvimento, programação, simulação e teste. Aulas Práticas Componentes digitais típicos Simulação de componentes básicos da arquitetura interna de um CPU genérico Projeto simples com um microcontrolador comercial económico
  • Objetivos

    Objetivos

    Entender o funcionamento dos computadores, de uma perspetiva microscópica até uma perspetiva macroscópica. Reconhecimento das potencialidades e limitações de um computador. Entendimento da forma como interagem os diversos elementos da estrutura/arquitetura de um computador.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mano, M. Morris, Kime, Charles R. - Logic and Computer Design Fundamentals. Prentice Hall, 1997. Delgado, José e Ribeiro, Carlos - Arquitectura de Computadores. Lisboa: FCA, 2008 Arroz, Guilherme, Monteiro, José e Oliveira, Arlindo - Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores. 3a Edição. Lisboa, Portugal: IST Press, 2014.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios