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Disciplina Informações

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Informações visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos conceitos, funções e dimensões da atividade de informações, articulando perspetivas teóricas e práticas. Aborda a evolução histórica das práticas, instituições e políticas de informações, distinguindo tipologias (estratégica, tática e operacional) e informação pública e privada, analisando complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. São estudados sistemas e ciclos de informações, incluindo recolha, tratamento, análise, produção e difusão, considerando diferentes modelos e abordagens. A unidade curricular enfatiza os desafios contemporâneos, incluindo novas ameaças, riscos globais, desinformação e cibersegurança, incentivando pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras para apoiar a decisão e a formulação, implementação e avaliação de políticas e estratégias de segurança.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos, funções e dimensões da atividade de informações. 2. Evolução histórica das práticas, instituições e políticas de informações. 3. Tipologias de informações: estratégica, tática e operacional. 4. Informação pública e privada: complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. 5. Sistemas e ciclos de informações: recolha, tratamento, análise, produção e difusão. 6. Modelos e abordagens na gestão da informação. 7. Formulação, implementação e avaliação de estratégias de informações. 8. Aplicação prática e desenvolvimento de soluções inovadoras para apoiar a decisão estratégica.
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudo das informações envolve a análise de seus conceitos, funções e dimensões, considerando a evolução histórica das práticas, instituições e políticas relacionadas à recolha, análise e utilização de dados estratégicos. Diferenciam-se tipologias estratégicas, táticas e operacionais, bem como informação pública e privada, observando suas complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. Os sistemas de informações compreendem processos organizados de recolha, tratamento, análise, produção e difusão, influenciados por diferentes modelos e abordagens. Consideram-se os desafios contemporâneos, como novas ameaças, desinformação, riscos globais e cibersegurança, para a formulação e avaliação de estratégias eficazes. O estudo integra pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio da gestão e utilização de informações estratégicas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas terão natureza predominantemente prática, privilegiando a análise crítica de textos científicos, relatórios e documentos estratégicos, bem como a realização de exercícios aplicados e trabalhos individuais ou em grupo. A exposição teórica servirá sobretudo como enquadramento conceptual, recorrendo à bibliografia recomendada e a estudos de caso que permitam a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. A avaliação será realizada através de: -Elaboração de um trabalho de investigação escrito, a realizar a meio do semestre, no âmbito do conteúdo disciplinar (10%), e a respetiva apresentação oral (10%). -Prova teórica de avaliação dos conhecimentos surpresa sobre parte da matéria (20%). -Exame escrito a realizar no final do ano letivo, que incidirá sobre a totalidade das matérias tratadas na disciplina (50%). - Avaliação Contínua e Participação (10%)      
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aldrich, R. J., Andrew, C. M., & Wark, W. K. (Eds.). (2020). Secret intelligence: A reader. Routledge. Duyvesteyn, I., de Jong, B., & Reijn, J. (Eds.). (2014). The future of intelligence: Challenges in the 21st century. Routledge. ISBN: 978-0-415-66328-1. Phythian, M. (2013). Understanding the intelligence cycle. Routledge. Prunckun, H. (2019). Counterintelligence theory and practice (Security and Professional Intelligence Education Series, 29). Rowman & Littlefield. Wilensky, H. L., & Smelser, N. J. (2015). Organizational intelligence: Knowledge and policy in government and industry [Classics of the Social Sciences]. Quid Pro, LLC.
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