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Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC oferece uma abordagem introdutória aos principais autores e aos grandes debates que moldaram, e moldam, a cultura, a filosofia e o pensamento político nas sociedades contemporâneas.  A partir de uma seleção de autores, serão introduzidas e exploradas diferentes (e divergentes) hipóteses de respostas aos desafios filosóficos, políticos, e culturais que caracterizam as sociedades contemporâneas, através de conceitos que acompanham a história do pensamento, como a verdade, a justiça ou a liberdade. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1. A rutura com os antigos e a fundação da modernidade: Maquiavel, Hobbes e Rousseau. 2. O contributo Kantiano: idealismo e universalismo.  3. Democracia, liberalismo, conservadorismo: Thomas Paine vs. Edmund Burke  3. Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico; 4. Modernidade e "desencanto do mundo": Max Weber.  5. Origens do Totalitarismo: Hannah Arendt 6. Pluralismo: John Rawls 7. Desconstrução e as origens da Pós-Modernidade 8. Pós-liberalismo: John Gray e Patrick Deneen  9. Continuidade, ruptura e os grandes temas do pensamento contemporâneo.   
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Adquirir conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão dos debates, políticos, culturais e filosófocos, que caracterizam as sociedades atuais; Incutir nos estudantes práticas de leitura e investigação no âmbito do pensamento contemporâneo; Identificar as teorias que tentam explicar o mundo atual; Reforçar a capacidade para a participação nos grandes debates que caracterizam as sociedades contemporâneas.   
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC incluirá a realização de debates estilo Oxford, apresentações orais individuais, bem como a análise e construção, pelos alunos, de casos de estudo exemplificativos dos grandes debates que moldam o pensamento contemporâneo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arendt, H.  (2006). As Origens do Totalitarismo. Dom Quixote.  Deneen, P. (2019). Porque Está a Falhar o Liberalismo?. Gradiva.  Derrida, J. (1993). The Deconstruction of Actuality An Interview with Jacques Derrida. Entrevista publicada na revista Radical Philosophy.  rp68_interview_derrida.pdf (radicalphilosophyarchive.com) May, L. & Delston, J. (2016). Applied EthicsA Multicultural Approach (Sixth edition). Routledge.  Price, J. A. (2008). Contemporary thought: understanding philosphy. Chelsea House Pub.  Strauss, L. (1989).  The Three Waves of Modernity. In H. Gildin (ed.), An Introduction to Political Philosophy: Ten Essays by Leo Strauss. Wayne State University Press Detroit.  Weber, M. (2017). A Política Como Vocação (Seguido De) A Ciência Como Vocação. Clássicos do Pensamento Político.  (introdução de Miguel Morgado e tradução de Artur Morão). BookBuilders.     
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