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Apresentação
Apresentação
Esta UC oferece uma abordagem introdutória aos principais autores e aos grandes debates que moldaram, e moldam, a cultura, a filosofia e o pensamento político nas sociedades contemporâneas. A partir de uma seleção de autores, serão introduzidas e exploradas diferentes (e divergentes) hipóteses de respostas aos desafios filosóficos, políticos, e culturais que caracterizam as sociedades contemporâneas, através de conceitos que acompanham a história do pensamento, como a verdade, a justiça ou a liberdade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT450-117
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. A rutura com os antigos e a fundação da modernidade: Maquiavel, Hobbes e Rousseau. 2. O contributo Kantiano: idealismo e universalismo. 3. Democracia, liberalismo, conservadorismo: Thomas Paine vs. Edmund Burke 3. Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico; 4. Modernidade e "desencanto do mundo": Max Weber. 5. Origens do Totalitarismo: Hannah Arendt 6. Pluralismo: John Rawls 7. Desconstrução e as origens da Pós-Modernidade 8. Pós-liberalismo: John Gray e Patrick Deneen 9. Continuidade, ruptura e os grandes temas do pensamento contemporâneo.
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Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Adquirir conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão dos debates, políticos, culturais e filosófocos, que caracterizam as sociedades atuais; Incutir nos estudantes práticas de leitura e investigação no âmbito do pensamento contemporâneo; Identificar as teorias que tentam explicar o mundo atual; Reforçar a capacidade para a participação nos grandes debates que caracterizam as sociedades contemporâneas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC incluirá a realização de debates estilo Oxford, apresentações orais individuais, bem como a análise e construção, pelos alunos, de casos de estudo exemplificativos dos grandes debates que moldam o pensamento contemporâneo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arendt, H. (2006). As Origens do Totalitarismo. Dom Quixote. Deneen, P. (2019). Porque Está a Falhar o Liberalismo?. Gradiva. Derrida, J. (1993). The Deconstruction of Actuality An Interview with Jacques Derrida. Entrevista publicada na revista Radical Philosophy. rp68_interview_derrida.pdf (radicalphilosophyarchive.com) May, L. & Delston, J. (2016). Applied EthicsA Multicultural Approach (Sixth edition). Routledge. Price, J. A. (2008). Contemporary thought: understanding philosphy. Chelsea House Pub. Strauss, L. (1989). The Three Waves of Modernity. In H. Gildin (ed.), An Introduction to Political Philosophy: Ten Essays by Leo Strauss. Wayne State University Press Detroit. Weber, M. (2017). A Política Como Vocação (Seguido De) A Ciência Como Vocação. Clássicos do Pensamento Político. (introdução de Miguel Morgado e tradução de Artur Morão). BookBuilders.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não