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Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC oferece uma abordagem introdutória aos principais autores e aos grandes debates que moldaram, e moldam, a cultura, a filosofia e o pensamento político nas sociedades contemporâneas. A partir de uma seleção de autores, serão introduzidas e exploradas diferentes (e divergentes) hipóteses de respostas aos desafios filosóficos, políticos, e culturais que caracterizam as sociedades contemporâneas, através de conceitos que acompanham a história do pensamento, como a verdade, a justiça ou a liberdade.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A rutura com os antigos e a fundação da modernidade: Maquiavel, Hobbes e Rousseau. 2. O contributo Kantiano: idealismo e universalismo. 3. As ideologias da modernidade: liberalismo, conservadorismo, e socialismo. 4. Modernidade e "desencanto do mundo": Max Weber. 5. Origens do Totalitarismo: Hannah Arendt 6. Pluralismo: John Rawls 7. Modernidade Liquida; Desconstrução e as origens da Pós-Modernidade 8. Pós-liberalismo: John Gray e Patrick Deneen 9. Continuidade, ruptura e os grandes temas do pensamento contemporâneo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Adquirir conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão dos debates, políticos, culturais e filosóficos, que caracterizam as sociedades atuais; Incutir nos estudantes práticas de leitura e investigação no âmbito do pensamento contemporâneo; Identificar as teorias que tentam explicar o mundo atual; Reforçar a capacidade para a participação nos grandes debates que caracterizam as sociedades contemporâneas.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC incluirá a realização de debates estilo Oxford, apresentações orais individuais, bem como a análise e construção, pelos alunos, de casos de estudo exemplificativos dos grandes debates que moldam o pensamento contemporâneo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arendt, H. (2006). As Origens do Totalitarismo. Dom Quixote. Baehr, P. (2001). The “iron cage” and the “shell as hard as steel”: Parsons, Weber, and the stahlhartes¿Gehäuse metaphor in The Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism. History and Theory, 40(2), 153–169. Bauman, Zygmunt (2000). Liquid Modernity. Cambridge: Polity Press, 2000. Deneen, P. (2019). Porque Está a Falhar o Liberalismo?. Gradiva. Derrida, J. (1993). The Deconstruction of Actuality An Interview with Jacques Derrida. Entrevista publicada na revista Radical Philosophy. rp68_interview_derrida.pdf (radicalphilosophyarchive.com) Kant, I. (1784). An Answer to the Question: What is Enlightenment? (Translated by Ted Humphrey) Hackett Publishing, 1992.  Strauss, L. (1989). The Three Waves of Modernity. In H. Gildin (ed.), An Introduction to Political Philosophy: Ten Essays by Leo Strauss. Wayne State University Press Detroit.  
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