filmeu

Disciplina A União Europeia como Ator Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC União Europeia como Ator Global visa proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão crítica sobre os desafios à governança e à projeção internacional da UE num mundo global e polarizado. A União Europeia é o mais ambicioso projeto de integração económica e política em curso no mundo. A sua posição tem vindo paulatinamente a afirmar-se no contexto internacional, elevando a UE ao patamar de ator efetivo das relações internacionais. Numa abordagem integrada na área dos estudos europeus e das relações internacionais, esta UC pretende apresentar e analisar os pilares da política externa da União Europeia, assim como os seus principais vectores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. UE como ator global 1.1. Enquadramento institucional da UE na política internacional – uma introdução 1.2. A configuração política e institucional na política externa europeia 1.3. A política externa da UE – um genuíno ator no sistema internacional?   II. European Actorness – o debate 2.1. A perspectiva dos Estudos Europeus e das Relações internacionais – Perspectivas teóricas 2.2. Das competências ao desempenho institucional – do desenho das instituições à performance institucional 2.3. Dimensões do soft power da UE e os desafios globais   III. Dimensões operacionais 3.1. A política monetária, financeira e fiscal 3.2. A política climática 3.3. A segurança e paz
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular procede-se a uma abordagem teórica e metodológica adequada ao conhecimento, compreensão e análise da política externa da União Europeia e a aferição do seu estatuto efetivo de ator internacional relevante. Os alunos poderão, assim, ter uma concepção real do lugar e do papel da UE no mundo, permitindo-lhes compreender a verdadeira dimensão internacional da UE, nomeadamente nos domínios económico, político e diplomático.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC União Europeia como Ator Global, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bretherton, C., & Vogler, J. (2006). The European Union as a Global Actor, 2nd edition. London: Routledge. Bretherton, C., & Vogler, J. (2013). A global actor past its peak? International Relations, 27(3), 375–390. Engelbrekt, A. B.; Bremberg, N.; Michalski, A. & Oxelheim, L. (2020). The European Union in a Changing World Order. Palgrave Macmillan. Olsen, J. (2021). The European Union: politics and policies. Routledge. Westlake, M. (Ed.). (2021). The European Union’s New Foreign Policy. Palgrave Macmillan.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios