-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular - Portugal e a União Europeia - propõe a análise da relação entre Portugal e a União Europeia através da aprendizagem de ferramentas jurídico-políticas. Destaca-se, assim, o estudo da subsidiariedade como principal princípio descodificador das atribuições de competências dentro da União Europeia. O estudo da partilha de competências entre os Estados-membros e as instituições da União Europeia conduz ao conhecimento e reflexão critica das questões de soberania e dos modelos de Estado social europeu. Através da perspectiva portuguesa analisa-se a União Europeia na efetiva relação com os seus os Estados-membros e prospetiva-se o seu papel nos atuais desafios internacionais e na governança global.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT450-14673
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I Parte- A Construção Europeia: enquadramento e evolução histórica 1. O projeto europeu depois da Segunda Guerra Mundial. 2. A adesão de Portugal à CEE. 3. A visão europeísta e o novo conceito geoestratégico português. 4. Portugal: entre a Europa e o atlântico. II Parte- O ordenamento jurídico comunitário e a partilha de competências entre os Estados-membros e a União Europeia 1. A distribuição e atribuição de competências entre os Estados membros da União Europeia. 2. A subsidiariedade na ordem comunitária. 3. A subsidiariedade na ordem interna portuguesa. 4. Representação de Portugal nas Instituições Europeias. III Parte- Portugal e os novos desafios europeus 1. As cidadanias nacionais e a cidadania europeia. 2. A crise do Estado social. 3. A crise dos Estados soberanos. 4. Defesa e segurança comum.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da unidade curricular - Portugal e a União Europeia - é dotar os alunos de conhecimentos teóricos sobre o funcionamento da União Europeia numa perspetiva relacional com os Estados-membros, principalmente no que diz respeito a Portugal. Os alunos devem desenvolver competências de investigação e competência críticas no domínio do princípio da subsidiariedade de forma a ficarem aptos a: 1. Identificar as normas que sustentam a relação entre Portugal e as instituições da União Europeia. 2. Reconhecer a distribuição e atribuição de competências entre Portugal e a União Europeia. 3. Questionar, de forma critica, o equilíbrio entre as responsabilidades partilhadas e a soberania nacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrerão nos modelos de aula teórica e teórico-prática e os métodos utilizados serão essencialmente o expositivo e o interrogativo. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. Para a avaliação contínua - Ficha de Ocorrências e Ficha de Observação. 2 Testes de Avaliação com medição qualitativa e quantitativa. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação. A nota será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação - 10% 2 Testes de avaliação - 45% (cada) Os alunos que não obtenham resultados positivos na avaliação de Final de Frequência (nota igual ou superior a 10 valores) terão de realizar Exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mangerona, Sílvia (2021). Subsidiariedade: Doutrina Política e Modelo de Estado. Lisboa: Editora Princípia. Mateus, Augusto (coord.). (2015). Três Décadas de Portugal Europeu: Balanço e Perpectivas. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos. Moniz, Jorge Botelho (org.). (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Neutel. Fernanda (2019). A Construção da União Europeia. Da Segunda Guerra Mundial à Emergência de uma Fronteira Externa Comum. Lisboa: Edições Silabo. Reis, Liliana (2020). Instituições, Órgãos e Organismos da UE. Lisboa: Almedina. Rose, R., Trechsel, A. H. (2014). Portugal nas Decisões Europeias: Uma Perspectiva Comparada. Lisboa: Editora Francisco Manuel dos Santos Wallace, H., Pollack, M. & Roederer-Rynning,C. (2020). Policy-Making In The European Union. 8th Edition. Oxford: Oxford University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não