-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes obter um conhecimento adequado e aprofundado dos conceitos e das problemáticas relacionadas com a Política Externa e de Segurança Comum (PESC). Conferir-lhes-á conhecimentos sobre as principais orientações da PESC (fundamentos, ameaças e oportunidades num mundo globalizado e polarizado), mas também do nexo de segurança interna-externa da União Europeia (e.g. multilateralismo, 'soft power' e relações transatlânticas) e do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT450-14678
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Definição de conceitos - dilemas e teorização. - A Evolução das Políticas de Segurança e Defesa da União Europeia: de 1945 ao Tratado de Maastricht. - De Maastricht à Constituição Europeia. - Valores e interesses de política externa na Europa pós-Tratado de Lisboa. - A Política Externa e de Segurança Comum (PESC). - O Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE). - As intervenções militares da União Europeia. - Repensar o futuro da União Europeia: novas parcerias estratégicas e novos desafios geoestratégicos.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo é que os alunos treinem e aprofundem a sua capacidade analítica e crítica, sendo capazes de apreender e discutir, de forma gradual e metodológica, os temas mais relevantes relacionados com as dimensões externa e securitária da UE, os seus fundamentos, as ameaças e oportunidades num mundo globalizado. O aluno desfrutará da capacidade analítica que lhe permita abordar, de forma estruturada e científica, os temas mais relevantes relacionados com as dimensões externa e securitária da União Europeia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Política Externa e de Segurança da UE, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6th ed. Oxford: Oxford University Press. Johansson-Nogués, Elisabeth; Vlaskamp, Martijn C.; Barbé, Esther (eds.) (2020). European Union Contested Foreign Policy in a New Global Context. Cham: Springer. Voskopoulos, George (ed.) (2021). European Union Security and Defence: Policies, Operations and Transatlantic Challenges. Cham: Springer.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não