-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende: Reforçar a capacidade dos estudantes de refletir criticamente sobre os tópicos estudados, bem como a diversidade do seu vocabulário e a sua fluência em Inglês. Desenvolver a capacidade dos estudantes de apresentar pontos de vista, oralmente e por escrito, usando linguagem apropriada para ênfase, clareza e cordialidade. Consolidar a capacidade dos estudantes de trocar pontos de vista em inglês em tópicos relativos à sua área de formação. Equipar os estudantes ferramentas que lhes permitam tartar a sua procura de emprego eficazmente e de forma dirigida, incluindo a preparação de um CV, carta de acompanhamento, personal statement e entrevista de emprego.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT450-2323
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Defender uma posição (oralmente e por escrito) 1.1. Afirmar uma posição e os argumentos que a apoiam. Escrever parágrafos, construir o texto. 1.2. Linguagem para contraste, cause e efeito, opiniões pessoas, exemplos. Signposting em textos escritos. Conectores. 1.3. Suavizar e dramatizar a linguagem (o que dizer e o que não dizer. 2. Tópicos atuais - o mundo em 2023 e no futuro 3. Procurar emprego 3.1. Elaborar um CV - Auto-análise - Estrutura de um CV e dados a incluir - Interesses e referências 3.2. Cartas de acompanhamento e personal statements 3.3. Entrevistas de emprego - Preparação - Primeiras impressões - Responder a perguntas difíceis - Colocar questões
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são: A capacidade de se exprimir fluente, clara e concisamente; A capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e de propostas, oralmente e por escrito. A capacidade de preparar o seu próprio CV para ter impacto e fazer efeito. A capacidade de escrever uma carta de acompanhamento/personal statement que realce as suas competências e qualificações. A capacidade de abordar uma entrevista de emprego com confiança e intencionalidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albright, Z.L. & Langan, J. (2020). Exploring Writing. Paragraphs and Essays. 4th ed., New York: McGraw Hill Education. Downes, C. (2008). Cambridge English for Job-Hunting. Cambridge: Cambridge University Press. Houser, R.E (2020). Logic as a Liberal Art. An introduction to rhetoric and reasoning. Washington DC: The Catholic University of America. Hund, H. (2018). The Art of the Job Search. Boston: Ever Publishing. White, G. (2014). Writing. Collins English for Life. London: Collins. English-language newspaper and magazine articles (The Times, The Guardian, Time, The Economist , The Atlantic, HuffPost).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não