-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende: Desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua inglesa. Proporcionar ferramentas comunicacionais para se exprimir eficaz, cortes e profissionalmente em língua inglesa, em situações de apresentação formal e "perguntas e respostas" que se lhes sigam. Dar a conhecer o mundo dos jornais em língua inglesa (RU e EUA), bem como fontes alternativas de notícias, e refletir sobre problemáticas relativas ao mundo da informação noticiosa (fake news, literacia mediática, por exemplo). Apetrechar o estudante com estratégias de descodificação das manchetes mais comuns em jornais de língua inglesa e de redação de curtos artigos. Capacitar o estudante para trocar pontos de vista e opiniões sobre um tópico da sua área de formação em inglês.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT450-3133
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentações profissionais Tipos e considerações gerais O que faz uma boa apresentação – ideias chave Estrutura (abrir, desenvolver, concluir). Objetivos especifícios; "Signalling" e "signposting"; Perguntas e respostas Usar gráficos e tableas; diferentes tipos; linguagem para apresentar dados; Estratégias linguisticas e paralinguísticas relevantes. O mundo contemporâneo nos media em inglês (RU e EUA) onde nos informamos - media físicos e online; tipos de jornais e revistas; primeiras páginas e capas. Títulos, leads e corpo do artigo; temas atuais. a estrutura e escrita de artigos.
-
Objetivos
Objetivos
As principais competências a adquirir são: Capacidade de se exprimir com fluência, clareza e concisão; Capacidade de realizar apresentações formais, claras e bem-estruturadas, utilizando linguagem adquada para sinalizar etapas da apresentação e criar impacto; Capacidade de fazer intervenções críticas, de forma clara e bem estruturada, utilizando vocabulário e estratégias linguísticas adequadas à discussão de pontos de vista e de propostas; Capacidade de identificar os principais tipos de jornais e revistas em língua inglesa (RU e EUA); Capacidade de compreender e interpretar manchetes de jornais em língua inglesa; Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e propostas oralmente, e por escrito.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa, momentos curtos de apresentações associados a recursos audiovisuais, impressos e demonstrações (reais ou simulações e gravações), atividades individuais e em pequenos grupos, debates. Esta metodologia irá estimular os estudantes a pensar, debater ideias, colaborar uns com os outros e desenvolver uma aprendizagem profunda
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bruce, A. & Love, S. (2023). Presentation Essentials. New York: McGraw-Hill. Ceramella, N. & Lee, E. (2008). Cambridge English for the the Media. Cambridge: Cambridge University Press. Grussendorf, M. (2007). English for Presentations. Oxford: Oxford University Press. ISBN: Jones, R.H., Jaworska S. & Aslan, E. (2021). Language and Media: A resource book for students. 2nd ed. Oxon and New York: Routledge. Potter, W.J. (2019). Media Literacy. 10th ed. Thousand Oaks: Sage Publications Powell, M. (2011). Presenting in English. How to give successful presentations. Andover: Cengage Learning. Artigos de jornais e revistas em língua inglesa (The Times, The Guardian, The Independent, Time magazine, The Economist, The Atlantic, HuffPost ).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não