filmeu

Disciplina Gestão de Recursos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Gestão de Recursos Humanos tem a finalidade que os alunos consigam obter as seguintes competências: Compreender a importância e evolução da Gestão de Recursos Humanos; Entender as técnicas de Recursos Humanos; Definir e aprofundar os principais conceitos de liderança, motivação e comportamento de grupo e equipas bem como saber explicar como se articulam entre si.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Introdução 1.1 Conceito e objetivos dos Recursos Humanos 1.2 Importância da Gestão de Recursos Humanos 1.3 Gestão de Recursos Humanos vs Gestão de Pessoas 1.4 Gestão Estratégica de Recursos Humanos 1.5 Processos e Políticas de Gestão de Recursos Humanos 2 Técnicas de Recursos Humanos 2.1 Análise e qualificação de funções 2.2 Recrutamento e seleção 2.3 Acolhimento e integração 2.4 Sistema de Recompensas 2.5 Avaliação e Gestão do Desempenho 2.6 Desenvolvimento e Gestão de Competências 2.7 Desenvolvimento de Carreiras 3 Comportamento do indivíduo e de grupos 3.1 Liderança 3.2 Motivação 3.3 Comportamento de grupo e equipas
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo primordial a criação de saber e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade da atividade empresarial e à valorização dos colaboradores nela inseridos. Especificamente pretende-se tirar partido dos aspetos internos e externos que condicionam o comportamento humano no âmbito empresarial.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do aluno na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objetivo de consolidação dos conhecimentos. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. Avaliação Contínua: Comportamento na sala de aula em aula + um trabalho de grupo e sua apresentação correspondem a 30% e o teste corresponde a 70%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, L. C., Bernardo, M. R. M., Sousa, I. D. & Negas, M. C. (2021). Gestão das organizações. Uma abordagem integrada e prospetiva.  Edições Sílabo. Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Edições Sílabo.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios