-
Apresentação
Apresentação
Num contexto de economias cada vez mais globais, conhecer o ambiente de trabalho e de decisão em negócios internacionais, é absolutamente fundamental. Assim, a disciplina pretende dar a conhecer a globalização dos mercados , analisar os processos de internacionalização das empresas, conhecer os mecanismos de apoio à internacionalização e fornecer instrumentos para a gestão de operações internacionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT450-7376
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à gestão internacional e aos negócios internacionais 2. A globalização e os negócios internacionais 3. Internacionalização 3.1. Teorias 3.2. Motivações 3.3. Modos de operação internacional 4. Mecanismos não financeiros de apoio à internacionalização 5. O financiamento internacional 6. O mercado cambial e o investimento em divisas 7. A gestão do risco financeiro internacional
-
Objetivos
Objetivos
Interiorizar a importância dos negócios internacionais; Analisar os processos de internacionalização das empresas; Conhecer os mecanismos financeiros e não financeiros de apoio á internacionalização Fornecer instrumentos de gestão das operações internacionais. Gerir o risco financeiro internacional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizados métodos ativos de educação de adultos, nomeadamente: a) debates em sala; b) visionamento de vídeos on-line seguidos de debate; c) exercícios de grupo em sala, com recurso aos sites da Comissão Europeia e outros organismos nacionais e internacionais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, T; e Carvalho, L. (2016). Gestão Internacional- contextos e tendências. Edições Sílabo, 1.ª edição. Daniels, J., Radebaugh, L., Sullivan, D. (2021). International Business, Global Edition. Pearson. Deresky, H. (2016). International Management: Managing Across Borders and Cultures, Text and Cases (9th Ed). Pearson. Kevin, S. (2022). Fundamentals of International Financial Management, 2nd Edition. [PHI Learning Pvt. Ltd. Digital Edition version] Medeiros, Eduardo Raposo (2013). Economia Internacioal Comércio e Finanças, 9ª ed; Escolar Editora. Richter, N. F.; Strandskov, J.; Hauff, S. & Vasyl Taras, V. (2022). International Business Strategy and Cross-cultural Management - An Applied Approach. Edward Elgar Publishing
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não