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Apresentação
Apresentação
- Colocar os estudantes numa disposição de oficina para a relação com práticas performativas contemporâneas. - Praticar a leitura e interpretação de textos relacionados com práticas performativas contemporâneas. - Assistir a performances e a espectáculos ao vivo. - Fomentar a discussão e a escrita sobre experiências vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto público ou enquanto performer). - Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de público e de performer (ou centro dde uma acção). Trocar de papeis, discuti-los. - Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas. - Fomentar a discussão e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas. - Sedimentar noções de: improvisação, composição, performance, presença, técnica/estratégias, enunciado, programa, acto performativo, ética e estética das propostas performativas, em diferentes contextos. - Percorrer histórias da Arte da Perfomance.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6801-15465
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ao longo das aulas, a discussão dá a sua contribuição para desmantelar e complexificar os pré-conceitos naturalizados de performance, dança e práticas coreográficas. Tentando desenvolver estratégias práticas para as questões de trabalho à medida que passamos por temas dos estudos de performance, de dança, antropologia da performance, de história da dança, de comunicação e filosofia. Nomeadamente, abordando textos e peças paradigmáticos que relacionam temas como: afectar/ser afectado, ver e ser visto, movimento versus dança versus performance versus teatro, ética e estética, implicacações políticas. Analisando peças coreográficas e articulando-as com momentos chave da história e das histórias. Por exemplo, o movimento paradigmático e poético iniciado pelo contacto improvisação no contexto dos anos sessenta. O seminário funciona como um workshop, permitindo a cada aluno preparar previamente o texto da bibliografia para a aula.
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Objetivos
Objetivos
-Colocar os estudantes numa disposição de oficina para a relação com práticas performativas contemporâneas. -Praticar a leitura e interpretação de textos relacionados com práticas performativas contemporâneas. -Assistir a performances e a espectáculos ao vivo. -Fomentar a discussão e a escrita sobre experiências vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto público ou enquanto performer). -Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de pu¿blico e de performer (ou centro da acção). Trocar de papeis, discuti-los. -Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Fomentar a discussão e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Sedimentar noc¿o¿es de: improvisação, composição, performance, presença, técnica/estratégias, enunciado, programa, acto performativo, ética e estética das propostas performativas, em diferentes contextos. -Ensaiar um trabalho prático de composição para cena e/ou para câmara.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
xxxxxxx
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DELEUZE, Gilles (2004 [1966]) «A Intuição Como Método» in O Bergsonismo, São Paulo, Brasil, Editora 34. GOLDBERG, Roselee (2012), A Arte da Performance, Lisboa, Orfeu Negro. MANNING, Erin (2009), Relationscapes: Movement, Art, Philosophy. (“Brian Massumi and Erin Manning, editors”) London, England: MIT Press. NEUPARTH, Sofia/ GREINER, Christine, org. (2011). Arte e Agora: Pensamentos Enraizados na Experie?ncia. Sa?o Paulo, Brazil. ANNABLUME do Corpo. RANCIÈRE, Jacques (2010). Este?tica e Poli?tica, a Partilha do Sensi?vel. Porto, Dafne Editora. --- (2010 a). O Espectador Emancipado. Lisboa, Orfeu Negro. SCHECHNER, Richard (2002) Performance Studies – An Introduction, London and New York: Routledge. SILVA, Paulo Cunha e (1999). O Lugar do Corpo, Elementos para Uma Cartografia Fractal, Lisboa, Instituto Piaget.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não