-
Apresentação
Apresentação
As Práticas de Atenção são formuladas a partir de uma série de práticas coreográficas e somáticas que ao longo dos anos permitiram desenvolver uma certa “ginástica da atenção”. Dizemos “ginástica” quando queremos relacionar as práticas, p.e. com o trabalho da coreógrafa Yvonne Rainer [ver “The Mind is a Muscle” (1966)]. Esta proposta colhe influências directas do trabalho continuado com os artistas Lisa Nelson, Mark Tompkins e João Fiadeiro, entre muitos colegas e artistas de áreas como a Composição em Tempo Real, os Tuning Scores e a performance coreográfica, em geral. O trabalho passa por reconhecer o que já se encontra em andamento, para o explorar com a atenção, a imagem e a imaginação gerados, podendo reconhecer novos modos de posição e de composição.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6801-25268
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As Práticas de Atenção são formuladas a partir de uma série de práticas coreográficas e somáticas que ao longo dos anos permitiram desenvolver uma certa “ginástica da atenção”. Dizemos “ginástica” quando queremos relacionar as práticas, p.e. com o trabalho da coreógrafa Yvonne Rainer [ver “The Mind is a Muscle” (1966)]. Esta proposta colhe influências directas do trabalho continuado com os artistas Lisa Nelson, Mark Tompkins e João Fiadeiro, entre muitos colegas de áreas como a Composição em Tempo Real, os Tuning Scores e a performance coreográfica, em geral. O trabalho passa por reconhecer o que já se encontra em andamento, para o explorar com a atenção, a imagem e a imaginação gerados, podendo reconhecer novos modos de posição e de composição. A vida de todos os dias parece elidir miríades de posturas e de posições que gostaríamos de experimentar atentamente. Uma partilha sensível pode ser feita a partir da atenção às escolhas perceptivas
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos: -Desenvolver estratégias de observação que tenham em conta a percepção e a atenção, i.e. sensibilidade às condições de relação, em relações informais e formais, improvisadas, coreografadas, encenadas, compostas para serem filmadas. -Observar e executar práticas performativas concretas. -Adquirir estratégias, técnicas e exercícios de relação com o espaço, o tempo, o movimento, o olhar, o toque. -Desenvolver consciência de corpo próprio, de corpo expandido, de “outro”, de testemunha, de público e centro de uma acção, de presença, de ritmos, de sabores e de cadências. -Desenvolver estratégias de Investigação Artística. -Projectar e executar um trabalho de composição com ferramentas adquiridas durante o seminário.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A partilha de questões em formato de workshop, os exercícios corpo-espaço-temporais e de visão, a visualização de vídeos e saídas de campo, a leitura em grupo, a apresentação e partilha oral de problemas, proporcionam uma elasticidade que facilita a discussão e responsabilização de cada aluno pela aula. Podemos, assim, aceder ao universo de cada aluno e, a partir daí, ajustar as nossas práticas de afinação da atenção para encontrar a singularidade de cada aluno, ou de cada grupo específico de alunos. Ao solicitar que a leitura de textos de apoio, partilha oral, exposição e discussão em aula façam parte da avaliação, pretendemos criar um mecanismo de feedback em relação à integração efectiva das disciplinas abordadas e à capacidade que cada aluno desenvolve para as transformar em discurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
FIADEIRO, João (2018). Composição em Tempo Real: Anatomia de Uma Decisão. GHOST. GIL, José (2001), Movimento Total: o Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’ Água Editores. LEPECKI, André (2006), Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement, New York, Routledge. ---(2023), Esgotar a Dança: A Performance e a Política do Movimento, Lisboa, Edições do Saguão. NELSON, Lisa (2003). «Before your Eyes, Seeds of a Dance Practice» in Contact Quaterly dance journal, vol. 29 #1, Winter/Spring (https://www.kultuur.ut.ee/sites/default/files/vka/before_your_eyes.pdf). --- (2021). «Diante dos Teus Olhos, sementes de uma prática de dança», Tradução de Sílvia Pinto Coelho (2021), disponível no site Cratera: https://performanceecognicao.fcsh.unl.pt/2021/11/07/diante-dos-teus-olhos-sementes-de-uma-pratica-de-danca/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não