-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Voz, Elocução e Canto II aprofunda o desenvolvimento vocal dos alunos, com ênfase na interpretação e execução do canto em diferentes estilos e idiomas. Serão exploradas harmonias vocais, o canto a solo e em grupo, bem como canções tradicionais e de Teatro Musical. Além disso, será dado um enfoque especial à voz falada através do trabalho com monólogos, permitindo que os alunos aperfeiçoem a dicção, projeção e expressividade. O objetivo é expandir as capacidades vocais e expressivas, proporcionando aos alunos ferramentas técnicas e interpretativas essenciais para a sua formação artística e profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6801-25270
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnicas Avançadas de Respiração e Apoio Vocal: Coordenação respiratória para canto e fala. Aplicação de técnicas de aquecimento e relaxamento vocal. Harmonização Vocal: Técnicas de canto em grupo e polifonia. Ajuste da afinação e integração de vozes. Canto a Solo e em Diferentes Estilos: Exploração de repertório tradicional em várias línguas. Exploração de repertório de Teatro Musical. Técnicas interpretativas para performance vocal. Trabalho com Monólogos: Respiração, projeção e dicção na voz falada. Expressão emocional e interpretação dramática. Expressividade Vocal: Relação entre texto e melodia. Exercícios de improvisação vocal e interpretação musical.
-
Objetivos
Objetivos
Introdução ao Canto: Explorar as técnicas básicas de canto, como afinação, ritmo e interpretação musical, de forma integrada com a elocução. Técnica Vocal: Aprimorar a técnica vocal com foco em harmonias e canto a solo. Interpretação Musical: Desenvolver competências interpretativas na performance de canções tradicionais em várias línguas e de teatro musical. Dicção e Expressividade: Aprofundar o trabalho de dicção, projeção e expressividade através da interpretação de monólogos. Musicalidade da Voz: Explorar a musicalidade da voz falada e cantada, compreendendo as suas inter-relações. Escuta Ativa e Integração: Fomentar a prática da escuta ativa e da integração de vozes em grupo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular combina aulas práticas e teóricas, com exercícios técnicos, exploração de repertório e atividades lúdicas e de improvisação. Os alunos terão acesso a materiais de apoio, como partituras, gravações e textos dramáticos. Haverá um acompanhamento contínuo com feedback individual e coletivo para otimizar o desenvolvimento de cada aluno. Além disso, o uso de Inteligência Artificial (IA) será permitido para consulta e apoio à pesquisa, devendo sempre ser mencionadas as fontes utilizadas. No caso de apresentações orais e a partir de trabalhos escritos, será necessário revelar o uso da IA, garantindo a integridade académica e o cumprimento das normas estipuladas pela universidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Miller, R. (2004). Training Singers: A Guide to Vocal Development. Oxford University Press. Deller, M. (1997). The Technique of the Solo Voice. Stainer & Bell. Sataloff, R. T. (2005). The Vocal Athlete: Application and Technique for the Hybrid Singer. Plural Publishing. Pacey, P. (2011). The Performer’s Voice: Realizing the Art of Performance. Oxford University Press. McDonald, J. (2011). The Singer’s Voice: The Role of Interpretation and Expression in Singing. The National Association of Teachers of Singing. Miller, R. (1996). Voicecraft: A Guide for Singers and Actors. Gollancz. Sundberg, J. (1987). The Science of the Singing Voice. Northern Illinois University Press. Campbell, D. (2007). The Musical Ear: Hearing and Understanding Music Through Active Listening. Garland Publishing. The Broadway Musical Fake Book: The Ultimate Fake Book of Broadway Musicals (Hal Leonard, 2005
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não