filmeu

Disciplina Voz Elocução e Canto II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Voz, Elocução e Canto II aprofunda o desenvolvimento vocal dos alunos, com ênfase na interpretação e execução do canto em diferentes estilos e idiomas. Serão exploradas harmonias vocais, o canto a solo e em grupo, bem como canções tradicionais e de Teatro Musical. Além disso, será dado um enfoque especial à voz falada através do trabalho com monólogos, permitindo que os alunos aperfeiçoem a dicção, projeção e expressividade. O objetivo é expandir as capacidades vocais e expressivas, proporcionando aos alunos ferramentas técnicas e interpretativas essenciais para a sua formação artística e profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Técnicas Avançadas de Respiração e Apoio Vocal: Coordenação respiratória para canto e fala. Aplicação de técnicas de aquecimento e relaxamento vocal. Harmonização Vocal: Técnicas de canto em grupo e polifonia. Ajuste da afinação e integração de vozes. Canto a Solo e em Diferentes Estilos: Exploração de repertório tradicional em várias línguas. Exploração de repertório de Teatro Musical. Técnicas interpretativas para performance vocal. Trabalho com Monólogos: Respiração, projeção e dicção na voz falada. Expressão emocional e interpretação dramática. Expressividade Vocal: Relação entre texto e melodia. Exercícios de improvisação vocal e interpretação musical.
  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução ao Canto: Explorar as técnicas básicas de canto, como afinação, ritmo e interpretação musical, de forma integrada com a elocução. Técnica Vocal: Aprimorar a técnica vocal com foco em harmonias e canto a solo. Interpretação Musical: Desenvolver competências interpretativas na performance de canções tradicionais em várias línguas e de teatro musical. Dicção e Expressividade: Aprofundar o trabalho de dicção, projeção e expressividade através da interpretação de monólogos. Musicalidade da Voz: Explorar a musicalidade da voz falada e cantada, compreendendo as suas inter-relações. Escuta Ativa e Integração: Fomentar a prática da escuta ativa e da integração de vozes em grupo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina aulas práticas e teóricas, com exercícios técnicos, exploração de repertório e atividades lúdicas e de improvisação. Os alunos terão acesso a materiais de apoio, como partituras, gravações e textos dramáticos. Haverá um acompanhamento contínuo com feedback individual e coletivo para otimizar o desenvolvimento de cada aluno. Além disso, o uso de Inteligência Artificial (IA) será permitido para consulta e apoio à pesquisa, devendo sempre ser mencionadas as fontes utilizadas. No caso de apresentações orais e a partir de trabalhos escritos, será necessário revelar o uso da IA, garantindo a integridade académica e o cumprimento das normas estipuladas pela universidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Miller, R. (2004). Training Singers: A Guide to Vocal Development. Oxford University Press. Deller, M. (1997). The Technique of the Solo Voice. Stainer & Bell. Sataloff, R. T. (2005). The Vocal Athlete: Application and Technique for the Hybrid Singer. Plural Publishing. Pacey, P. (2011). The Performer’s Voice: Realizing the Art of Performance. Oxford University Press. McDonald, J. (2011). The Singer’s Voice: The Role of Interpretation and Expression in Singing. The National Association of Teachers of Singing. Miller, R. (1996). Voicecraft: A Guide for Singers and Actors. Gollancz. Sundberg, J. (1987). The Science of the Singing Voice. Northern Illinois University Press. Campbell, D. (2007). The Musical Ear: Hearing and Understanding Music Through Active Listening. Garland Publishing. The Broadway Musical Fake Book: The Ultimate Fake Book of Broadway Musicals (Hal Leonard, 2005
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios