filmeu

Disciplina Argumento e narrativa II

  • Apresentação

    Apresentação

    Argumento e Narrativa II continua o ciclo de conhecimentos iniciado no semestre anterios. Através de workshops práticos e estudos de caso sobre adaptação, pesquisa e escrita específica de género os alunos serão conduzidos a apreciar a natureza colaborativa da narrativa. Reflexão sobre a  IA e  outro tipo de escrita colaborativa de argumentos como ferramentas e fluxos de trabalho modernos. Ao escrever e rever  seus próprios argumentos, os alunos desenvolverão uma compreensão em como as escolhas narrativas impactam a performance, capacitando-os a tornarem-se atores mais versáteis.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise cinematográfica de peças de teatro adaptadas para o cinema: Tennessee Wiliams e outros autores Expandindo a narrativa por meio da criação de uma narrativa/universo transmídia. Explorando as diferentes maneiras pelas quais uma história pode ser contada em diferentes plataformas e usando diferentes formatos. Adaptação de  material de origem (livros, peças, eventos da vida real) em roteiros. Discuta os desafios de permanecer fiel à fonte e, ao mesmo tempo, torná-la cinematográfica. Abordando a questão da representação no cinema histórico e contemporâneo. Uma crítica pós-colonial dos papéis estereotipados no cinema e da dinâmica social que eles influenciam. Estudos de caso de falsa representação em filmes aclamados e aplicação de métodos para detectá-la e evitá-la. Aprender a  fazeer "pitch" de forma eficaz para produtores, diretores ou atores.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao apresentar técnicas narrativas avançadas — como estrutura não linear, transformação de personagem, narrativa visual e subtexto de diálogo — os alunos ganharão uma compreensão mais profunda de como os argumentos moldam a performance e como a narrativa contemporânea se está a adaptar a novas formas de mídia (mídia social, transmídia, etc.). O curso auxilia os alunos a analisar argumentos para movimentos emocionais, motivações de personagens e estrutura da história.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias ativas, além do uso suportes tecnológicos que permitam ampliar e consolidar os processos de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     Batty, C. (2012). Writing for the screen: Creative and critical approaches. Palgrave Macmillan.  Berry, C. (2001). The actor and the text. Virgin Books. Field, S. (2005). Screenplay: The foundations of screenwriting (3rd ed.). Delta. Ball, D. (1983). Backwards & forwards: A technical manual for reading plays. Southern Illinois University Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios