-
Apresentação
Apresentação
Português A unidade curricular Direção de Atores II foca-se no trabalho de interpretação em frente à câmara, cruzando Interpretação, guião, construção de personagem e escuta em contexto de filmagem. Insere-se no domínio das artes performativas para cinema e visa desenvolver competências técnicas e expressivas orientadas para o registo audiovisual. A disciplina promove a integração entre linguagem cinematográfica e interpretação, contribuindo para a formação de atores capazes de responder às exigências específicas do set. A sua pertinência no ciclo de estudos reside em aprofundar, no 2.º ano, a relação entre a prática interpretativa e o contexto técnico e narrativo do cinema, consolidando o percurso de profissionalização dos estudantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6801-25279
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Interpretação para câmara Adaptação da expressividade ao enquadramento e ao registo audiovisual. 2. Relação com o enquadramento e a câmara Consciência do plano, eixo, foco, continuidade e marcações. Presença e verdade no detalhe do rosto e no silêncio. 3. Construção de personagem em contexto audiovisual Do guião à ação: objetivos, ações físicas, subtexto e arcos emocionais ajustados ao ritmo do cinema. 4. Trabalho com o guião e a cena Leitura técnica e dramatúrgica. Escuta ativa, interação com o outro e análise do conflito dramatúrgico. 5. Improvisação e preparação de cena Uso da improvisação para explorar relações e contextos. Preparação prática de cenas com ou sem guião. 6. Relação com a equipa e linguagem de set Compreensão da dinâmica de rodagem. Comunicação com realização, som, imagem e direção de atores.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de interpretar em frente à câmara com verdade, escuta e presença, adaptando a expressividade às exigências técnicas do registo audiovisual. Promover o domínio de conceitos como plano, eixo, continuidade, marcação e subtexto, integrando-os na construção de personagem e na relação com o outro. Estimular o trabalho autónomo, a preparação entre aulas e a disponibilidade para experimentar. Consolidar a consciência do corpo e da voz em cena, bem como a leitura crítica de guiões e cenas filmadas. Preparar os estudantes para comunicar com equipas de realização e responder criativamente às exigências de direção de atores em cinema.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, esta unidade curricular utiliza metodologias inovadoras que combinam prática intensiva com recursos tecnológicos. Destacam-se o uso de gravações em vídeo para análise imediata, permitindo aos estudantes visualizar e refletir sobre a sua performance em tempo real. A incorporação de sessões de autoavaliação que promovem a autonomia e o pensamento crítico. Técnicas de improvisação e exercícios colaborativos incentivam a criatividade e a escuta ativa. O ambiente de aula simula algumas condições reais de rodagem, integrando a interação com equipa técnica, fortalecendo a preparação profissional dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
WESTON, Judith – Acting for the Camera. 1.ª edição. Studio City: Michael Wiese Productions, 1996. 189 p. ISBN 9780941188241. CAINE, Michael – Acting in Film: An Actor’s Take on Movie Making. Rev. edição. New York: Applause Theatre & Cinema Books, 2000. 143 p. ISBN 9781557832771. MAMET, David – True and False: Heresy and Common Sense for the Actor. 1.ª edição. New York: Vintage Books, 1999. 130 p. ISBN 9780679772644. MERLIN, Bella – The Complete Stanislavski Toolkit. 2.ª edição. London: Nick Hern Books, 2014. 288 p. ISBN 9781848424066. STANISLAVSKI, Constantin – Um Ator Prepara-se. 1.ª edição portuguesa. Lisboa: Cotovia, 1999. 318 p. ISBN 9789728427644.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não