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Disciplina Arte e contexto digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma compreensão abrangente das artes digitais, introduzindo categorias analíticas fundamentais que possibilitam ao estudante explorar em profundidade as principais correntes da arte contemporânea. Pretende-se fomentar a compreensão crítica da diversidade de práticas artísticas no contexto digital, incentivando os alunos a refletirem sobre as obras contemporâneas à luz dos seus enquadramentos éticos, políticos e sociais. Paralelamente, a disciplina visa desenvolver uma linguagem específica e adequada ao universo da arte digital, permitindo aos estudantes reconhecer, interpretar e contextualizar as obras neste campo em constante transformação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.A Revolução Digital 1.1. Turing e o nascimento dos computadores digitais 1.2. Tecnologias Digitais na arte e cultura contemporânea      2.Crise da modernidade estética  2.1. A crise vanguardista  2.2. Existe uma estética digital?      3. Arqueologia e Genealogia das artes tecnológicas  3.1 Arte e reprodutibilidade  3.2.A estética da máquina  3.3. A viragem sónica   4. Categorias da estética digital  4.1. Interactividade  4.2. Relacionalidade  4.3. Intermedialidade  4.4. Hibridez  4.5. Imersividade  4.6. Participação      5. Case Studies
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância das tecnologias digitais para a arte e cultura contemporânea Refletir sobre as principais categorias analíticas associadas Explorar a diversidade de práticas artísticas das artes digitais contemporâneas Problematizar as obras digitais contemporâneas, e a sua inserção na realidade atual
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1) Exposição teórica com debate sobre os conteúdos – os alunos terão de apresentar e debater em aula os textos escolhidos; 2)  Análise e discussão de estudos de caso; 3) Visualização e discussão de documentários e/ou outros conteúdos digitais relevantes, associados ao programa. 4) Demonstrações computacionais e interactivas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berry, D. & Dieter, M. (eds). (2015). Postdigital Aesthetics: Art, Computation and Design. Palgrave Cubitt, Sean (1998), Digital Aesthetics. London, Sage Belting, H. & Buddensieg, A. (eds.), (2009).The Global Art World. Ostfildern Crowther, P. (2019). Digital Art, Aesthetic Creation. Routledge Drucker, J. (2009). SpecLab : digital aesthetics and projects in speculative computing. The University of Chicago Press Ernst, W. (2013), Digital Memory and the Archive. Minneapolis, University of Minnesota Press Kwastek, K. (2013). Aesthetics of interaction in digital art. MIT Press Manovich, L. (2002).  The Language of New Media, Cambridge MA, The MIT Press Trodd, T. (2015). The art of mechanical reproduction: technology and aesthetics from Duchamp to the digital. The University of Chicago Press Turing, A. (2004) The Essential Turing: Seminal Writings in Computing, Logic, Philosophy, Artificial Intelligence, and Artificial Life. Oxford University Press
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