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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar uma compreensão abrangente das artes digitais, introduzindo categorias analíticas fundamentais que possibilitam ao estudante explorar em profundidade as principais correntes da arte contemporânea. Pretende-se fomentar a compreensão crítica da diversidade de práticas artísticas no contexto digital, incentivando os alunos a refletirem sobre as obras contemporâneas à luz dos seus enquadramentos éticos, políticos e sociais. Paralelamente, a disciplina visa desenvolver uma linguagem específica e adequada ao universo da arte digital, permitindo aos estudantes reconhecer, interpretar e contextualizar as obras neste campo em constante transformação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6801-25282
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A Revolução Digital 1.1. Turing e o nascimento dos computadores digitais 1.2. Tecnologias Digitais na arte e cultura contemporânea 2.Crise da modernidade estética 2.1. A crise vanguardista 2.2. Existe uma estética digital? 3. Arqueologia e Genealogia das artes tecnológicas 3.1 Arte e reprodutibilidade 3.2.A estética da máquina 3.3. A viragem sónica 4. Categorias da estética digital 4.1. Interactividade 4.2. Relacionalidade 4.3. Intermedialidade 4.4. Hibridez 4.5. Imersividade 4.6. Participação 5. Case Studies
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Objetivos
Objetivos
Compreender a importância das tecnologias digitais para a arte e cultura contemporânea Refletir sobre as principais categorias analíticas associadas Explorar a diversidade de práticas artísticas das artes digitais contemporâneas Problematizar as obras digitais contemporâneas, e a sua inserção na realidade atual
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1) Exposição teórica com debate sobre os conteúdos – os alunos terão de apresentar e debater em aula os textos escolhidos; 2) Análise e discussão de estudos de caso; 3) Visualização e discussão de documentários e/ou outros conteúdos digitais relevantes, associados ao programa. 4) Demonstrações computacionais e interactivas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berry, D. & Dieter, M. (eds). (2015). Postdigital Aesthetics: Art, Computation and Design. Palgrave Cubitt, Sean (1998), Digital Aesthetics. London, Sage Belting, H. & Buddensieg, A. (eds.), (2009).The Global Art World. Ostfildern Crowther, P. (2019). Digital Art, Aesthetic Creation. Routledge Drucker, J. (2009). SpecLab : digital aesthetics and projects in speculative computing. The University of Chicago Press Ernst, W. (2013), Digital Memory and the Archive. Minneapolis, University of Minnesota Press Kwastek, K. (2013). Aesthetics of interaction in digital art. MIT Press Manovich, L. (2002). The Language of New Media, Cambridge MA, The MIT Press Trodd, T. (2015). The art of mechanical reproduction: technology and aesthetics from Duchamp to the digital. The University of Chicago Press Turing, A. (2004) The Essential Turing: Seminal Writings in Computing, Logic, Philosophy, Artificial Intelligence, and Artificial Life. Oxford University Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não