-
Apresentação
Apresentação
Os alunos deverão, até ao fim da unidade curricular, serem capazes de identificar os vários tipos de processos fotográficos, compreender a sua evolução e contextualização histórica. Entender a história da fotografia de um ponto de vista artístico, cultural, social e económico e saber estabelecer as relações entre o desenvolvimento da fotografia e os diferentes períodos históricos da segunda metade do séc. XIX. Desenvolver competências em laboratório analógico, diluição de química, criação de imagens em negativo e transformação em positivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-13677
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Componente Teórica: A questão da representação e o nascimento do desenho fotogénico. A invenção da fotografia e os seus pioneiros. As finalidades na fotografia: funções científicas, históricas e antropológicas (expedições, álbuns de viagem e álbuns de família, antropometria, ciência forense, etc.) Os estúdios fotográficos e os retratistas do século XIX. A revolução tecnológica e a fotografia em movimento: o Estereoscópio, o Zootrópio, a espingarda fotográfica e a cronofotografia. A fotografia enquanto documento sócio-político e o realismo social. Do Pictorialismo ao Modernismo. Fotografia e expressionismo. Componente Prática: Introdução ao ambiente de laboratório fotográfico analógico preto e branco. A química (o papel fotossensível, o revelador, o banho de paragem e o fixador). Construção de câmara estenopeica (pinhole); utilização da câmara na produção de negativos em papel e positivação dos negativos em papel.
-
Objetivos
Objetivos
Dotar os alunos de uma compreensão ampla da história e das técnicas fotográficas do séc. XIX, esclarecendo as razões que levaram ao seu aparecimento, as invenções que o possibilitaram, e as grandes alterações sociais que a fotografia gerou, enquanto atriz principal da modernidade. Dar a conhecer uma história da fotografia alicerçada nos seus principais protagonistas e nas suas principais técnicas, estimulando a compreensão da fotografia enquanto imagem técnica, convocando o aparelho e o processo físico-químico para o entendimento histórico da fotografia. Saber identificar os períodos cronológicos mais relevantes para a evolução da fotografia, desde antes da sua invenção e até final do séc. XIX. Conhecer alguns procedimentos técnicos da época e realizar exercícios práticos, aliando um conhecimento teórico a uma prática processual. Introduzir os alunos ao laboratório fotográfico a preto e branco. Desenvolver capacidades de entendimento da lógica de impressão Negativo/Positivo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As componentes teórica e prática desta unidade curricular encontram-se encadeadas de forma a que a construção e utilização da câmara estenopeica (pin-hole) se constitua como um momento pedagógico de revelação e reconhecimento pela prática dos anseios, vontades e inquiteções ocorridos durante os primóridos da fotografia e suas implicações culturais, tal como abordados nas aulas teóricas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cadava, E. (1998). Words of Light. Princeton University Press. Fabbri, G., Fabbri, M., & Wiklund, P. (2009). From pinhole to print: Inspiration, instructions and insights in less than an hour. AlternativePhotography.com. Hacking, J. (2012). Photography: The Whole Story. Prestel. Marcelino, A. Da Semelhança no Desenho: Representação e Dispositivos Ópticos em Imagens Desenhadas. Marien, M. W. (2002). Photography. A Cultural History. Lawrence King Publishing. Peres, M. R. (2007). The Focal encyclopedia of Photography. Focal Press. Renner, E. (2009). Pin-hole Photography. Focal Press. Rosenblum, N. (1997). A world history of photography. Abbeville Press Publishers. Soudo, J. Fotografias Efémeras. Sougez, M. (2001). História da Fotografia. Dinalivro. Talbot, F. (1844–1846). The Pencil of Nature. Trachtenberg, A. (org.). (2013). Ensaios Sobre Fotografia de Niépce a Krauss. Orfeu Negro.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não