-
Apresentação
Apresentação
Através de uma abordagem centrada na prática, são apresentados os meios, os equipamentos, o funcionamento do processo fotográfico e dos materiais de gelatina e prata. Logo na primeira sessão o aluno contagia e é contagiado com trabalho criativo, sendo despertado à reinterpretação e à criação de um conjunto de imagens que funcionem como um corpo de trabalho. O discurso e a técnica são estimulados ao longo dos exercícios propostos e culminam na criação de um corpo de trabalho composto por uma série de imagens impressas em papel de gelatina e prata.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-13678
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Quimigramas - Introdução aos materiais de trabalho, às soluções de trabalho e à sua ação sobre as emulsões de gelatina e prata; Fotogramas – Apresentação do ampliador: ampliadores de luz difusa e ampliadores de luz condensada; Fotossensibilidade, intensidade da fonte de luz e distância dos suportes fotossensíveis (lei do inverso do quadrado); Controlos de câmara – Interação: sensibilidade, abertura e velocidades. Revelação de películas de gelatina e prata – Composição das soluções químicas e a ação dos seus constituintes, preparação das soluções, fichas técnicas e fichas de segurança dos materiais; Provas de contacto Ampliação – Controlo de exposição e contraste; Split filtering; Efeitos fotográficos – Prática do efeito Sabattier; Filtros utilizados na captura PB. Trabalho final – Produção de um corpo de trabalho sobre um tema à escolha do aluno.
-
Objetivos
Objetivos
Entendimento e autonomia na prática da fotografia a preto e branco. A fotossensibilidade. Materiais fotossensíveis e a relevância dos materiais de gelatina e prata. Os controlos comuns a todas as câmaras fotográficas; consequências da relação entre o tamanho do suporte e a distância focal das objetivas. Aprendizagem laboratorial de fotografia analógica a preto e branco: captura e revelação de películas de gelatina e prata, ampliação e processamento de imagens em papel fotográfico de gelatina e prata; Discurso individual de uma fotografia e de um conjunto de fotografias (estímulo ao discurso fotográfico). Regras e cuidados no trabalho laboratorial. Ganhar práticas no registo de experiências. Aquisição de sentido crítico referente ao trabalho produzido. Estimulo ao trabalho coletivo e à curiosidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Implementação de pequenas estratégias que visam estimular a curiosidade, a partilha, o potencial de extravasão inerente ao entendimento mais profundo do funcionamento dos meios, por exemplo: Exercício de quimigramas (introdução aos materiais e soluções de processamento) – na primeira aula cada aluno é convidado a contribuir com uma referência criativa que será reinterpretada por um colega, após sorteio, os alunos são colocados a trocar ideias com o autor da referência e a partilhar o porquê da sua referência com o colega que a recebeu; Efeitos fotográficos e as vanguardas – O potencial discursivo na manipulação e no “erro”. Exercício de filtros – responsabilidade para com o coletivo: todos os alunos são convocados a construir uma natureza morta, cada aluno fica responsável por contribuir com um elemento para a composição final. Disponibilização de materiais diversos para utilização na criação dos exercícios propostos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hirsch, R. (2009). Photographic possibilities : the expressive use of equipment, ideas, materials, and processes. Focal Press/Elsevier. Langford, M. (2004). Basic photography. Elsevier ; Oxford. Mary Warner Marien. (2015). Photography visionaries. Laurence King.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim