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Disciplina História e Técnicas da Fotografia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina História e Técnicas da Fotografia II pretende cobrir o período histórico entre o final do século XIX e o final da 2ª Guerra Mundial (anos 40/50), abordando as utilizações da técnica fotográfica em diversos campos com um enfoque maior na expressão artística. O despertar de uma verdadeira cultura fotográfica que leva às utilizações da técnica fotográfica agora liberta de uma carga anterior que lhe advinha de outras expressões artísticas, nomeadamente da pintura, podendo abraçar as especificidades idiossincráticas da sua expressão enquanto fotografia. Desde as vanguardas do primeiro quartel do século XX até aos movimentos da Straight Photography e da Nova Objetividade, culminando na fundação da ideia de documentário e no fotojornalismo contemporâneo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1 As vanguardas artísticas do ínicio do século XX e a sua relação com a evolução da fotografia. O Futurismo. As imagens a de Anton Bragalia. O Dadaísmo e a fotomontagem.O construtivismo e a recusa da perspectiva central renascentista  a faktura. O surrealismo, a sua ligação à psicoanálise freudiana e a fotografia como possibilidade de captura do invisível/inconsciente. 2 A Nova Visão de Lazslo Moholy-Nagy e a escola da Bauhaus. 3 A Nova Objectividade alemã uma vontade científica e documental na fotografia enquanto arte. August Sander; Karl Blossfelt; Renger-Patsch. 4 Paul Strand e a sua ligação com a Straight Photography. O grupo f64. 5  A vontade documental. O projecto Farm Security Admnistration. 6 O momento decisivo de Cartier-Bresson. 7 A agência Magnum. Os seus fundadores e uma nova relação com a fotografia nos media. 8 A Life magazine e o ensaio fotográfico de fotojornalismo. A técnica fotográfica e a sua relação com os vários momentos da história da fotografia.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de um conhecimento abrangente sobre as principais evoluções da fotografia ao longo da primeira metade do século XX. As principais ideias que moveram a produção fotográfica e o seu momento específico na história do século XX. As inter-relações entre sociedade e fotografia e entre a técnica fotográfica, as suas principais evoluções, e a produção fotográfica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC desenvolve métodos pedagógicos de inversão de conteúdos, senco os alunos a apresentar em primeiro lugar determinados momentos históricos para seguidamente o docente realizar a sua lição. Estas metodologias permitem desenvolver de forma mais dinâmica e comprometida as investigações do s aliunos. Importa ainda referir a constante abordagem da contemporaneidade numa teia de relações entre a história e o momento atual.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GOLDBERG, Vicky (ed) - Photography in print. Writings from 1816 to the present . Albuquerque, University of New Mexico Press : 1981. Descrição física. Série. ISBN)] MARIEN, Mary Warner - Photography. A Cultural History . 2ª edição. Londres : Lawrence King Publishing , 2002. Descrição física. Série. ISBN) TRATCHENBERG , Alan - Classic Essays on Photography .  : Leete's island books , . Descrição física. Série. ISBN)  
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