-
Apresentação
Apresentação
Nesta cadeira pretende-se desenvolver as capacidades da linguagem visual através da expressão fotográfica, em torno da análise, critica e realização prática. Utilizar estas capacidades a fim de produzir exercicios fotográficos que respondam a temáticas com pertinência na atualidada (entendido como o campo de atuação do fotojornalismo).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-13681
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A imagem fotográfica na sua dimensão narrativa e comunicativa; Fotojornalismo contemporâneo e os novos paradigmas; Fotografia e manipulação; A ideia de limite e a ética (aspetos legais e os seus contextos); O impacto social da fotografia de reportagem; Breve história do fotojornalismo: do séc. XIX ao séc. XX; A Imprensa, agências fotográficas e coletivos; A "verdade" fotográfica; Ficção vs documento; Utilização do dispositivo fotográfico consoante o contexto; O mercado da fotografia de reportagem e meios de comunicação social; Métodos de investigação em fotografia de reportagem; Resposta fotográfica a um tema, agenda ou encomenda; Produção e orçamentação de um trabalho de reportagem (o que levar em conta e como contabilizar tempo e meios).
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de análise e critica perante as imagens, os seus discursos e contextos. Pretende-se também capacitar os alunos para a produção de trabalhos fotográficos nas áreas do fotojornalismo, reportagem fotográfica e narrativa fotográfica. Proporcionar aos estudantes os meios para identificar e caracterizar um trabalho fotográfico da área do fotojornalismo e conhecer a história e os autores principais do género. Reconhecer a imagem como elemento narrativo; desenvolver capacidade de análise critica no contexto da imagem. Abordar os principais intervenientes e momentos na história do fotojornalismo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Leituras em aula em diálogo com proposição de exercícios práticos apresentados e discutidos entre todos os elementos da turma, favorecendo um ambiente de forte colaboração e interação entre pares. A unidade curricular culmina com a edição e produção de uma publicação física conjunta em formato de jornal.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dubois, Philippe. (1994). O ato fotográfico e outros ensaios. Ed. Papirus. Freemna, Michael. (1993). Grande Manual da Fotografia. Dinalivro. Good, Jennifer e Lowe, Paul. (2017). Understanding Photojournalism. Bloomberg Academic. Langford, Michael. (1996). Fotografia Básica. Dinalivro. Marien, Mary Warner. (2010). Photography: A Cultural History. Ed. Lawrence King Publishing Ltd. Panzer, Mary. (2005). Things as They are, Photojournalism in Context Since 1995. Ed. Chris Boot Ltd. / World Press Photo. Sontag, Susan. (2015). Olhando o Sofrimento dos Outros. Quetzal Editores. Van Dijk, Teun A. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Ed. Campo das Letras.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim