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Disciplina Conservação e Restauro - Processos Alternativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC expande o entendimento sobre os materiais fotossensiveis utilizados ao longo da história da impressão fotográfica, trabalha a sensibilidade estética dos alunos através da exploração de métodos alternativos de criação e impressão de imagens fotográficas. Por meio da experimentação prática, em diferentes papeis e suportes, os alunos exploram a dimensão plástica da fotografia. Nesta UC é também abordada a preservação dos materiais fotográficos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As famílias fotossensíveis e o seu principio de funcionamento Formas de construção de imagem, densidade e negativos digitais Características dos materiais fotossensíveis e a sua relação com diferentes papeis e outros suportes Família dos sais de prata – impressão em papel salgado e criação do negativo analógico com as caracterisiticas apropriadas ao processo Família dos compostos de ferro – impressão em cianotipia e viragens botânicas Família dos coloides dicromatados – impressão em goma dicromatada Família dos pigmentos naturais – antotipia Múltiplas camadas, combinações de processos e intervenções Princípios de preservação de espécies fotográficas, materiais para construção de embalagens, construção de algumas embalagens individuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Alargar a compreensão da fotografia a processos menos convencionais, de diferentes famílias de processos fotográficos. Estimular o interesse pela plasticidade e qualidades estéticas que resultam da prática de processos artesanais, bem como pela interação com a dimensão e profundidade dos diferentes objetos fotográficos passíveis de construir, por meio da utilização criativa de processos alternativos. Promover o rigor no registo dos procedimentos e materiais intervenientes nos processos, de modo a conseguir analisar a influência das diferentes variantes na impressão. Desenvolver a autonomia no planeamento, criação e apresentação de projetos fotográficos, assim também promovendo a experimentação e o sentido crítico. Na relação com as metodologias de trabalho, pretende-se estimular os alunos a uma melhor identificação e compreensão dos aspetos materiais, técnicos e estéticos de cada tipo de espécie fotográfica, capacitando-as à identificação das alterações químicas e físicas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desde a primeira sessão os alunos são contaminados visualmente com o potencial estético inerente às práticas que irão experimentar. Ao longo da unidade é estimulada a metodologia, o registo, a aprendizagem através do erro. A abordagem às ferramentas, aos processos, combinação de processos e manipulações centra-se no potencial que as opções tomadas trazem e a relação das mesmas com o discurso. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, C. Z. (2017). Gum printing: a step-by-step manual highlighting artists and their creative practice . New York: Focal Press. Clerc, L. P. (1970). Photography Theory and Practice . London and New York: Focal Press. Crawford, W. (1979). The keepers of light. New York: Morgan & Morgan. Christopher, J. (2007) The Book of Alternative Photographic Processes , 2nd edition. Delmar Cengage Learning, New York. Fabbri, M. (2012). Anthotypes: explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: CreateSpace Independent Publishing Platform. Golaz, A. (2021) Cyanotype Toning : Using Botanicals to Tone Blueprints Naturally . London: Routledge. Pavão, L. (1997). Conservação de Colecções de Fotografia . Lisboa: Dinalivro.
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