-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Fotografia e Comunidade pretende utilizar a fotografia como ferramenta na expressão e representação social, atribuir aos alunos conhecimento dos processos criativos e perfis de artistas nas áreas da Fotografia e Artes Visuais e suas áreas conexas, que atuem no território comunitário e ou/ sociedades com especificidades próprias. Os conteúdos serão estruturados tendo em vista a apresentação e o enquadramento necessário de um projeto em comunidade, antecipar os problemas que vão encontrar e respetiva resolução. Os alunos serão colocados posteriormente num campo de trabalho, destinado a colocar em prática os conteúdos adquiridos e a compreender a complexidade de um trabalho em comunidade. As metodologias de ensino (expositivo participado, e projetual) são destinadas a acompanhar e discutir os projetos de fotografia no contexto da comunidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT624-17333
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Fotografia participativa como ferramenta de expressão e representação social. Conhecer os elementos constituintes das diferentes tipologias de projetos na sua relação com comunidade e sociedade. Conhecer os usos da imagem fotográfica em ambiente de comunidade, assim como a obra dos fotógrafos de referência que se situem no universo da fotografia contemporânea: Conhecer autores relevantes que tenham como campo de atuação comunidades com particularidades especificas. Saber inventariar de forma estruturada os diferentes momentos de um projeto em comunidade. Conhecer as metodologias a aplicar em função da tipologia do projecto;
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer as especificidades de linguagens, de procedimentos artísticos e de discursos retóricos e estéticos nas práticas culturais e sociais. Promover a orientação e acompanhamento dos alunos, relacionando os projectos desenvolvidos com os diversos territórios da Fotografia; Sensibilização para as diferentes abordagens do pensamento artístico e critico dos alunos para que atinjam a aquisição de competências necessárias ao desenvolvimento de um projeto em comunidades especificas e com especificidades particulares no campo social e comunitário. Compreender a complexidade que a diversidade de usos da imagem fotográfica coloca em comunidade e alertando paras questões éticas e filosóficas com a captação de imagem. Problematizar a distinção e as relações entre fotografia de expressão artística e a fotografia documental. Conhecimento dos processos criativos e perfis de artistas nas áreas da Fotografia e Artes Visuais e suas áreas conexas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Contínua / individual Realização de um projeto individual (ou a pares) que apresente todos os fases do processo relacional em comunidade e sua metodologia, e que preveja a entrega de um produto final. - 40% Apresentação pública dos projectos desenvolvidos (difusão). - 20% Elaboração de diário bordo, com a identificação de todos os passos, ideias, inspirações, referências, experiências com a comunidade - 30% Avaliação contínua (assiduidade, participação e resposta a todos os exercícios) - 10%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barthes, Roland (1976) Câmara Clara , Ed.70, Lisboa. Batchen, G. (2013). More than meets the eye. In Scope. Cotton, Charlotte (2005). La Photographie dans l'art contemporain. Paris: Editions Thames & Hudson. Meirinho, D. (2012). Fotografia participativa como ferramenta de expressão e representação social. Cadernos de Arte e Antropologia. Rancière, J. (2010) Estética e Política: A partilha do sensível. Porto: Dafne Editora. Sontag, Susan.(1986). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: D. Quixote. Trachtemberg, A. (2013). Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Orfeu Negro. Snyder, J., & Batchen, G. (1999). Burning with Desire: The Conception of Photography. The Art Bulletin. Burgin, Victor. (2003). Looking at photographs. In Liz Wells (ed.). ¿The Photography Reader¿. Routledge: London.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não