filmeu

Disciplina Projeto de Fotografia Documental II

  • Apresentação

    Apresentação

    A cadeira de Projecto de Fotografia Documental II é uma disciplina essencialmente projetual, que acontece no seguimento da disciplina com o mesmo nome leccionada no 1º semestre. Este segundo momento de desenvolvimento de um projecto de fotografia documental pretende dar continuidade e aprofundar os projectos já iniciados, com vista à construção de uma maquete de livro ou proposta de exposição, passando por um maior enfâse nas fases de edição, sequenciação e narrativa fotográfica. Sendo que a Fotografia Documental se constitui como o campo de maior expressão e abrangência no âmbito da prática e criação artísticas da fotografia contemporânea, pretende-se que o aluno amadureça a sua conceção e familiarização com os mecanismos de investigação, prática e divulgação próprios do projeto documental. Por outro lado, é encorajado o desenvolvimento de uma abordagem pessoal e uma visão singular durante todo o processo de criação artística, que concorra para uma prática artística autónoma.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Pesquisa prévia ao trabalho de campo: a investigação de referências, visuais e outras, para o trabalho a desenvolver.  Escolha e edição do trabalho a desenvolver, a criação de sentido. Apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos directa ou indirectamente relacionados com a práctica da fotografia documental. Edição e sequência do trabalho final. Organização do portfólio final. Concepção de uma exposição: formatos de impressão; sequência de imagens; a relação com o espaço expositivo; a montagem e iluminação. Maquetagem de um fotolivro: as funções do fotolivro; sequência e narrativa; materialidades; design, impressão e encadernação.    
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento da práctica da fotografia documental e de autor contemporânea. Capacidade de interpretar as escolhas de outros fotógrafos na construção de um trabalho fotográfico de cariz documental. Capacidade de aplicar esses conhecimentos na escolha e edição do seu próprio trabalho, quer no momento de captura das imagens quer nas fases subsequentes de seleção, edição e sequenciação. Compreender as especificidades descritivas da fotografia e aplicá-las ao desenvolvimento do projecto de fotografia documental. Capacidade de estruturar um trabalho documental desde a investigação prévia até à mostra pública final: criação de portfólio e proposta de exposição ou fotolivro.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular estabelece-se em torno de um modelo de aprendizagem com base numa prática projectual individual ao longo do semestre. Esta abordagem pretende desenvolver a criatividade, a aprendizagem auto-dirigida e capacidade de resolução de problemas. Em paralelo são incentivadas a colaboração e feedback entre pares, através de sessões de crítica onde os alunos podem trocar ideias, fazer críticas construtivas e aprender com o trabalho uns dos outros. Pretende-se fomentar um sentido de comunidade e colaboração na turma. Além disso, as aulas são pontuadas com apresentações e discussões em torno do trabalho de fotógrafos contemporâneos relevantes para a prática e temáticas desenvolvidas na turma e são promovidas visitas de estudo sempre que oportuno. São ainda promovidos debates sobre considerações éticas e culturais na fotografia documental, ajudando os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda do impacto do seu trabalho nos sujeitos e/ou comunidades que documentam.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bull, Stephen (ed.). (2020). A Companion to Photography. John Wiley & Sons Ltd. Contacts Vol 1; 2; 3 [DVD]. Prod. ARTE video. Cotton, Charlotte. (2009). The Photograph as Contemporary Art. Thames and Hudson. Goldberg, Vicki (ed.). (1981). Photography in Print. Writings from 1816 to the Present. University of New Mexico Press. Lugon, Olivier. (2001). Le Style Documentaire; D'August Sander à Walker Evans, 1920 - 1945. Éditions Macula. Marien, Mary Warner. (2002). Photography. A Cultural History. Lawrence King Publishing. Mora, Gilles, Brannan, Beverly W. (2006). FSA: The American Vision. Abrams. Sontag, Susan. (2012). Ensaios sobre Fotografia. Quetzal Editores. Stallabrass, Julian (ed.). (2013). Documentary; Whitechapel documents of contemporary art. The MIT press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios