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Disciplina Olhar o Outro: Fotografia e Antropologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC lança o desafio de pensar as relações entre a disciplina da antropologia e a fotografia, associando teoria e prática, passado e presente. Partimos das histórias paralelas de ambas as disciplinas, associadas à implementação do colonialismo e do capitalismo, desde o século XIX, para lançarmos um programa crítico assente nas teorias pós-coloniais e decoloniais que possibilitam identificar as formas visuais dessa colonialidade e os mecanismos da sua reprodução contemporânea. Vamos, igualmente, perceber como a antropologia influenciou os estudos e as práticas da fotografia ao longo das suas duas histórias paralelas no campo da expressão autoral. O objetivo é lançarmos um programa crítico que articule cada tema abordado com a atividade de artistas contemporâneos que trabalham especificamente em temáticas pós-coloniais e utilizam a expressão fotográfica ou videográfica nas suas obras. Daremos particular atenção ao contexto português. A UC propõe um trabalho prático pessoal e crítico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo teórico  Introdução: Fotografia e Antropologia: que relações? Metodologias de investigação em fotografia e antropologia Je est un autre: Linguagens e dispositivos EU e o(s) OUTRO(S): (re)considerando as categorias fotográficas como relações pessoais, sociais e de poder. Caracterização da área da Cultura Visual (diferenças face à Antropologia Visual) Fotografia e pós-colonialidade na arte contemporânea A vertente etnográfica da arte contemporânea (Hal Foster) Apresentação e discussão de trabalhos de artistas contemporâneos sobre temáticas pós-coloniais e questões de identidade. Aspetos históricos da fotografia colonial e da antropologia As missões portuguesas de geografia e antropologia A fotografia no colonialismo português Museus e arquivos: políticas da exibição e práticas museográficas decoloniais. Módulo prático Trabalho de pesquisa baseado na prática e na pesquisa artística sobre as temáticas da U.C.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar conhecimentos de história da fotografia e de história da fotografia portuguesa, na sua ligação com a antropologia; Desenvolver competências críticas sobre as implicações sociais e políticas do medium fotográfico; ser capaz de se posicionar criticamente sobre políticas culturais relativas às imagens de arquivo; conhecer o panorama contemporâneo da fotografia e da arte que debate as temáticas do colonialismo e da descolonização (das mentes, das imagens, das políticas, das ações e processos). Compreender na prática, os métodos da antropologia enquanto modo de fazer e a relação estreita que estabelecem com práticas contemporâneas ligadas à imagem. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Usamos a pesquisa baseada na prática, confrontando cada proposta individual com as propostas de cada elemento da turma, funcionando como pequena comunidade de discussão e análise. Esta metodologia alia a pesquisa teórica e a sua experimentação pessoal, incorporada nas ações e pensamentos dos/das estudantes, em direção a um posicionamento crítico e interrogativo face às imagens e às suas formas de exibição e circulação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV. (n.d.). As lições de Jill Dias. Antropologia, História, África, Academia. (M. Cardeira da Silva & C. Saraiva, Eds.). Lisboa: CRIA- Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Barthes, R. (2008). A Câmara Clara. Nota sobre fotografia. (tradução de M. Torres) (13a). Lisboa: Edições 70. Edwards, E. (2015). Anthropology and Photography: A long history of knowledge and affect. Photographies, 8(3), 235–252. http://doi.org/10.1080/17540763.2015.1103088 Fanon, F. (2017). Pele negra, máscaras brancas (A. Pomar (Trans.)). Letra Livre. Mendes Flores, T. (2016). As fotografias da expedição portuguesa ao Muatiânvuo 1884-1888. Revista de Comunicação e Linguagens, (47), 53–77. Pinney, C. (2011). Photography and Anthropology. London: Reaktion Books. Vicente, F.L. (edição)  (2014). O Império da Visão. Fotografia em contexto colonial 1860-1960. Lisboa: Edições 70.
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