filmeu

Disciplina Projeto de Autoria Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC propõem-se uma abordagem projetual baseada em métodos de investigação artística.  - Dar a conhecer um conjunto de ferramentas de autoria e criação, possibilitando o desenvolvimento de conteúdos multimédia com uma compreensão da imagem, vídeo, som, e dos seus suportes. Destacar a importância das relações entre as várias áreas e linguagens da imagem; Apresentar as potencialidades do arquivo nas suas mais variadas acessões;   Proporcionar um espaço de análise e discussão em torno de objetos visuais das esferas do cinema, fotografia e vídeo; Executar exercícios teóricos e projetos práticos que reflitam a natureza inter-relacional e multimédia; Proporcionar o ambiente de projeto que proporcione o desenvolvimento de exercícios que reflitam um método investigativo;
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos -    Arquivo como campo e matéria de trabalho  -    Métodos de investigação e as possibilidades da apropriação (fotografia e filme) Found footage;  A noção de suporte e médium. As possibilidades dos suportes. A relação com o espectador/ público; A imagem fixa e imagem em movimento; Ainstalação-filme, o vídeo, a performance e a vídeo-arte A influência do cinema na arte contemporânea; de Hitchcock a Douglas Gordon  Noção de corpo e de espaço na imagem em movimento instalada Narrativas visuais;
  • Objetivos

    Objetivos

    Habilitar o aluno a:  - Compreender a importância das linguagens da fotografia, cinema e vídeo no universo da imagem; os seus limites, fronteiras e interdisciplinaridade; - Reconhecer a imagem como objeto de pensamento e conhecimento; - Entender o arquivo e as suas possibilidades enquanto matéria prima; - Reconhecer os momentos históricos significativos e principais intervenientes responsáveis na inter-relação das variantes multimédia; - Desenvolver capacidades analíticas perante uma imagem, independentemente da sua natureza; - Conhecer os principais momentos históricos na associação e inter-relação das linguagens da imagem; - Ser capaz de produzir exercícios de investigação de componente teórico e prático;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Como a unidade curricular tem um carácter prático, a metodologia principal tem por objetivo o desenvolvimento de competências técnicas e práticas onde está sempre presente o fomento da análise e crítica. Enunciados para exercicios práticos e posterior apresentação à turma. Conversas e discussões de grupo. Visitas de estudo e presença no cineclube.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aron, Cynthia (1996). Creating a Digital Portfolio. Indianapolis: Hayden Books Brown, Genevieve and Irby, Beverly (1997). The Principal Portfolio. Thousand Oaks: Corwin Press BELLOUR, Raymond: Entre-Imagens; Papirus Editora, 1990 BENJAMIN, Walter; Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio d`Àgua, 1992. Bazin, André (1992); O que é o Cinema; Ed. Livros Horizonte, abril de 1992 DELEUZE, Gilles ¿ Imagem-Movimento, o Cinema. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios