-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa consolidar o percurso do/a aluno/a ao longo do curso, garantindo-lhe a autonomia necessária para desenvolver projetos, de forma autoral e individual. Dando continuidade a outras UC's, onde se pensa a imagem como signo estruturante do pensamento e do conhecimento, nesta UC continuaremos a trabalhar o enquadramento disciplinar dos/as alunos/as no campo das artes visuais, bem como no campo dos processos tecnológicos. No decorrer da unidade, os/as alunos/as irão experimentar, propor, desenvolver e apresentar um projeto individual, que será acompanhado de um ensaio teórico. Por meio de tutorias e de aulas de apoio técnico aos processos de criação, os/as alunos/as terão oportunidade de consolidar as suas linguagens visuais, devendo esse processo culminar com a apresentação do projeto final ao público, em contexto expositivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-17601
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1 [Contextualização e Reflexão Teórica] Arte e linguagem: reflexões teóricas sobre a arte e a fotografia e a fotografia como arte; Linguagem Visual e estética; O Ensaio Teórico como exercício expansivo; Materialidade e plasticidade: técnica, escala, dimensão, forma e espaço; A fotografia como ideia, como processo multi-dimensional e como técnica. 2 [Prática Processual] Exercício de exploração da linguagem enquanto expressão; Exercícios criativos (trabalhar os diferentes estágios da criatividade); Exercícios de contextualização dos projetos em curso (sinopse, memória descritiva, ensaio); Métodos e processos de trabalho na prática de projeto; Projeto de autor.
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC o/a aluno/a deve estar habilitado/a a: - Compreender a importância das linguagens da fotografia no universo das práticas artísticas, reconhecendo a imagem como objeto de pensamento e conhecimento; - Compreender o lugar da influência do outro: ser capaz de contextualizar e trabalhar, com autonomia, as referências que informam o processo em projeto autoral; - Conhecer e identificar os principais movimentos que informam a fotografia contemporânea; - Ser capaz de produzir exercícios plásticos com recurso à linguagem fotográfica; - Desenvolver um projeto autoral em fotografia; - Revelar sentido crítico e autonomia nas diferentes etapas implicadas no desenvolvimento de um projeto autoral, incluindo o seu contexto expositivo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em paralelo com metodologias expositivas, o programa recorre a metodologias que promovem a experimentação e o pensamento crítico, capacitando os estudantes para uma aprendizagem dinâmica. Esta UC, tendo como principal objetivo a criação, desenvolvimento e apresentação de um projeto autoral, individual, dá especial enfoque à complexidade dos desafios encontrados durante o processo criativo, introduzindo por isso exercícios de desenvolvimento da criativadade e de potenciação da mesma. Aulas baseadas em tutorias individuais acompanhadas por momentos de discussão coletiva. Incentivo às práticas de exposição e instalação de imagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Batchen, Geoffrey - Forget me Not: photography & remembrance. Princeton Architectural Press. New York, 2004. Best, Susan - Reparative aesthetics: witnessing in contemporary art photography. Bloomsbury Academic. London, 2016. Carson, Shelley - Your Creative Brain: seven steps to maximize imagination, productivity, and innovation in your life. Jossey-Bass. Harvard, 2010. Foster, Hal - Prosthetic Gods. The Mit Press. Massachusetts, 2004. Fried, Michael - Why Photography Matters as Art as Never Before. Yale University Press. London, 2008. Krauss, Rosalind - O Fotográfico. Editorial Gustavo Gili. Barcelona, 2002. Massoni, Anne Leighton e Shindelman, Marni (eds.) - The Focal Press Companion to the Constructed Image in Contemporary Photography. Routledge. New York, 2019. Medeiros, Margarida - Fotografia e Narcisismo: o auto-retrato contemporâneo. Assírio e Alvim. Lisboa, 2000.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não