-
Apresentação
Apresentação
A Cultura Visual vincula e reflete a medida de uma época, integrando, sob esse aspecto, também aquilo que tomamos por História. O questionamento da noção de perspectiva revela-se fundacional para enquadrar a noção de "cultura visual", em que a representação, a narrativa e a figuração se apresentam como alguns dos parâmetros que balizam a contemplação do real a partir de corpos subjectivados (normativos ou marginalizados). Nesta Unidade Curricular, olharemos para os séculos XIX, XX e XXI, atentando nos dispositivos tecnológicos e de significação, e abordado diversas formas culturais e simbólicas preponderantes, analisando a partir delas as práticas artístiicas (gestos e discursos) que informam a noção de Cultura VIsual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-7243
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Cultura: subculturas e contracultura; Cinema: realidade partilhada, realidade construída, realidade subjetivada; Minorias subalternas e Subjectividades que resistem; O Humor, o Absurdo e o Inútil na produção artística na contemporaneidade; Memória e Arquivo; Discurso expositivo.
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC, espera-se que o/a aluno/a seja capaz de olhar para a História e para a Cultura como territórios abertos e sempre em transformação. Espera-se ainda que, a partir dos diferentes módulos e dos exercícios propostos, os/as alunos/as se sintam provocados/as e estimulados/as a desenvolver associações originais entre momentos, fenómenos e práticas artísticas. No conjunto dos módulos será abordado um leque de conceitos e terminologias que se espera que passe a integrar o léxico dos/as alunos/as, nomeadamente: Autor; Obra; Materialismo; Real; Virtual; Interactividade; Produção; Cultura; Sub-Cultura; Contra-Cultura; Imagem; Montagem; História; Terra; Mundo; Arquivo; Memória; Imagem; Técnica; Reprodução Mecânica; Temporalidade; Post-Medium Condition; Ready-Made; Meio; Acaso; Gesto; Forma; Função; Decadência; Antropoceno; Alienação; Mise-On-Display; Mise-En-Quadre, entre outros.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas em regime de seminários com diferentes professores, por vezes em ambientes e contextos não académicos - museus, jardim, caminhadas (peripatética) atelier de artistas, sala de cinema,exercícios/ desafios práticos de interrogação, análise e pesquisa. Recurso a aulas no exterior (visitas de estudo).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Benjamin, Walter. ([1934]1992). O Autor enquanto Produtor in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC. Benjamin, W. ([1936-39]1992). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC¿. Albert Camus The Mith of Sysifus, Trad. De Justin O'Brien, Londres, Penguin Books, 2005. BUCHLOH, B. H. D. (1999) - Gerhard Richter’s Atlas: The Anomic Archive. October 88, Spring. Jeremy Millar Fischli & Weiss – The way things go, Londres, Aftreall Books, 2007 RANCIÈRE, Jacques – O Destino das Imagens. Lisboa : Orfeu Negro, 2011. Dubuffet, Jean (1971), Cultura Asfixiante. Lisboa: Dom Quixote. Arthur C. Danto et al. Peter Fischli David Weiss, Londres, Phaidon Press, 2005.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não