filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A Cultura Visual vincula e reflete a medida de uma época, integrando, sob esse aspecto, também aquilo que tomamos por História. O questionamento da noção de perspectiva revela-se fundacional para enquadrar a noção de "cultura visual", em que a representação, a narrativa e a figuração se apresentam como alguns dos parâmetros que balizam a contemplação do real a partir de corpos subjectivados (normativos ou marginalizados).  Nesta Unidade Curricular, olharemos para os séculos XIX, XX e XXI, atentando nos dispositivos tecnológicos e de significação, e abordado diversas formas culturais e simbólicas preponderantes, analisando a partir delas as práticas artístiicas (gestos e discursos) que informam a noção de Cultura VIsual.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Cultura: subculturas e contracultura; Cinema: realidade partilhada, realidade construída, realidade subjetivada; Minorias subalternas e Subjectividades que resistem; O Humor, o Absurdo e o Inútil na produção artística na contemporaneidade; Memória e Arquivo; Discurso expositivo.    
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC, espera-se que o/a aluno/a seja capaz de olhar para a História e para a Cultura como territórios abertos e sempre em transformação. Espera-se ainda que, a partir dos diferentes módulos e dos exercícios propostos, os/as alunos/as se sintam provocados/as e estimulados/as a desenvolver associações originais entre momentos, fenómenos e práticas artísticas. No conjunto dos módulos será abordado um leque de conceitos e terminologias que se espera que passe a integrar o léxico dos/as alunos/as, nomeadamente: Autor; Obra; Materialismo; Real; Virtual; Interactividade; Produção; Cultura; Sub-Cultura; Contra-Cultura; Imagem; Montagem; História; Terra; Mundo; Arquivo; Memória; Imagem; Técnica; Reprodução Mecânica; Temporalidade; Post-Medium Condition; Ready-Made; Meio; Acaso; Gesto; Forma; Função; Decadência; Antropoceno; Alienação; Mise-On-Display; Mise-En-Quadre, entre outros.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas expositivas em regime de seminários com diferentes professores, por vezes em ambientes e contextos não académicos - museus, jardim, caminhadas (peripatética) atelier de artistas, sala de cinema,exercícios/ desafios práticos de interrogação, análise e pesquisa. Recurso a aulas no exterior (visitas de estudo).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Benjamin, Walter. ([1934]1992). O Autor enquanto Produtor in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC. Benjamin, W. ([1936-39]1992). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Relógio d'Água. ART/529-BC¿. Albert Camus The Mith of Sysifus,  Trad. De Justin O'Brien, Londres, Penguin Books, 2005. BUCHLOH, B. H. D. (1999) - Gerhard Richter’s Atlas: The Anomic Archive. October 88, Spring. Jeremy Millar Fischli & Weiss – The way things go, Londres, Aftreall Books, 2007 RANCIÈRE, Jacques – O Destino das Imagens. Lisboa : Orfeu Negro, 2011. Dubuffet, Jean (1971), Cultura Asfixiante. Lisboa: Dom Quixote. Arthur C. Danto et al.  Peter Fischli David Weiss, Londres, Phaidon Press,  2005.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios