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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Composição e Iluminação pretende iniciar a familiarização com o ambiente de estúdio e com todos os seus componentes, criando metódos de trabalho quer individualmente quer em grupo, com o objectivo de compreender melhor a iluminação artificial. Desenvolver as capacidade de observação e identificação das variáveis fotográficas necessárias para realização de uma fotografia, promovendo a pré-visualização e as capacidades de preparação e produção de uma determinada fotografia. Compreender e aplicar princípios básicos de composição, nomeadamente a adaptação de distâncias focais de objectivas a objectivos precisos, a visualização de objectos e pessoas, analisando as imagens em função do seu efeito no observador. Entender a composição fotográfica como uma operação num plano bidimensional (com sugestão de tridimensionalidade) e aprender a trabalhar com os elementos estruturais da linguagem visual.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT624-9566
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Composição - A composição fotográfica: a natureza das fotografias :O nível físico, figurativo, e mental. - A percepção. O olho e a visão. Campo Visual: Estrutura do campo, traçado ordenador, centro e periferia, cartografia visual.- Elementos estruturais da linguagem visual: ponto, linha, forma, textura e cor.- Ponto de vista e escala. 2. Iluminação - A máquina fotográfica e os seus componentes. - A luz. A formação da cor, a sensibilidade fotográfica (I S O), a luz direta e refletida, a temperatura de cor da luz, a relação da luz com a captura fotográfica.- A iluminação de estúdio. Iluminação electrónica (flash) e contínua. Familiarização com os equipamentos). Segurança e manuseamento. - As diferentes qualidades da luz e a sua manipulação em estúdio. Estudo dos diferentes modeladores de luz e análise da sua ação. Direção, contraste e cor.- Desenvolvimento da técnica de iluminação em estúdio. Luz individual , refletida, de enchimento, e de recorte. - Prática continuada.
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Objetivos
Objetivos
Entendimento da linguagem de composição fotográfica e dos componentes visuais que constroem sentido num plano. Capacidade de trabalhar essa linguagem na criação de imagens. Capacidade de análise teórica de uma imagem nas suas características lumínicas, identificando o tipo de luz e demais acessórios utilizados. Conhecimento dos diversos tipos de modeladores de luz, assim como de iluminação eletrónica de estúdio (Flash). Capacidade de trabalho em estúdio, em grupo e dividindo competências, manuseando modeladores de luz, tripés, girafas, blocos geradores, fotómetros, e demais acessórios do trabalho em estúdio. Fotometria e captação de imagem em formato digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A integração de informação histórica que permite encarar a composição fotográfica como um resultado da cultura incorpora um caráter inovados no ensino da composiçao fotográfica enquanto ideia integrada, negando qualquer noção de receituário de produção. Esta ideia vai sendo encaminhada a partir de textos e apresentações, partindo da inversão dos papeis. Os alunos devem apresntar as ideias a partir de informação referenciada e pesquisas próprias, devendo o professor seguidamente apresentar as principais ideias, apontando as noções corretas apresentadas e corrigindo as erradas, potenciando o entendimento dos alunos. A Iluminação é lecionada a partir do trablho de estúdio, potenciando o entendimento e percepção da utilização de todo o aparato de estúdio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Weston, Cris, The Essential Lighting, manual for digital and film photographers, Rotovision, 2004, Brighton, UK Adams, Ansel, The Zone System: A Câmera, O negativo, A Cópia, Editora Senac¿São Paulo, 2000 Langford, Michael,Fotografia Básica (5 ª Edição Revista e Aumentada), Dinalivro/Focal Press, 2003 Robinson, Henry Peach; The Pictorial Effect in Photography, Piper & Carter, London, 1869. Hunter, Fil, Light: Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting, Focal Press; 3rd edition (March 21, 2007) Shore, Stephen: The Nature of Photographs; Phaidon Press; 2007
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim