-
Apresentação
Apresentação
A História da fotografia portuguesa teve um importante contributo para a História da fotografia europeia e ocidental. O número reduzido dos estudos e publicações nacionais, assim como uma fraca divulgação das imagens dos fotógrafos portugueses esbateu essa percepção e contribuiu para um desconhecimento do pioneirismo de muitos fotógrafos amadores e profissionais, quer no que respeita às suas técnicas, quer no que respeita a especificidade do seu olhar fotográfico. Esta unidade curricular tem por objectivo enquadrar períodos, conceitos e media fotográficos da história da fotografia portuguesa com paradigmas culturais e com contextos político-sociais tanto nacionais como europeus. Partindo-se dos principais estudos e publicações sobre a fotografia portuguesa, analisar-se-ão os modos de produção, promoção e distribuição da fotografia em Portugal e as suas dinâmicas na cultura visual nacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT624-9568
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A História da fotografia em Portugal: publicações, exposições e colecções; A introdução da fotografia em Portugal: daguerreotipia, calotipia e estereoscopia; 2.1. Caso de estudo 1: o fotógrafo amador Joseph James Forrester (texto 1); A gravura e a disseminação da fotografia na imprensa e nos salões; A fotografia e a esfera da arte em Portugal; 4.1. Caso de estudo 2: o fotógrafo amador Carlos Relvas (texto 2); 4.1.1. O Catálogo Raisonné da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas; A fotografia e o património: os levantamentos e as edições fotográficas; 5.1. O levantamento fotográfico do Mosteiro da Batalha: C. Relvas versus C. T. Thompson 5.1. Caso de estudo 3: Emílio Biel e ‘A Arte e a Natureza em Portugal’ (texto 3); A fotografia estereoscópica em Portugal: autores, séries comerciais e géneros; A fotografia no projecto colonial português; Caso de estudo 4: José Augusto Cunha Moraes e o projecto fotográfico da África Ocidental (texto 4);
-
Objetivos
Objetivos
Enquadrar períodos, conceitos e media fotográficos com paradigmas culturais e com contextos político-sociais. Abordar através dos principais estudos e publicações sobre a História da fotografia os modos de produção, promoção e distribuição da fotografia em Portugal. Enquadrar o impacto da fotografia na cultura visual portuguesa desde o século XIX.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Consulta e visionamento de fotografias históricas com recurso aos equipamentos ópticos utilizados durante o século XIX (grafoscópios, estereoscópios e lupas). Com o apoio da colecção do Early Visual Media Lab- CICANT.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAPTISTA, Paulo Ribeiro (2015), ‘Um novo olhar sobre o país: Emílio Biel e a Arte e a Natureza em Portugal’, in O Portugal de Emílio Biel, pp.63-103 FIGUEIREDO, Filipe (2008), ‘Forrester, um amador de fotografia em Portugal’, in AAVV., Barão de Forrester, Razão e Sentimento. Uma História do Douro (1831-1861), Peso da Régua: Museu do Douro. FLORES, Victor (2021), ‘Carlos Relvas’s Stereoscopic Photography: The Digital Reunion of Negatives and Prints’, History of Photography. FLORES, Victor (2019), ‘O Estereoscópio Portuguez de Aurélio da Paz dos Reis’, in A Terceira Imagem. A fotografia estereoscópica em Portugal, Lisboa, Documenta. VICENTE, António Pedro (1984), Carlos Relvas Fotógrafo. Contribuição para a História da Fotografia em Portugal no Século XIX, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Colecção Arte e Artistas. VICENTE, António Pedro; MONTI, Nicolas (1991), Cunha Moraes. Viagens em Angola, 1877-1897, Encontros de Fotografia, Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não