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Disciplina História da Fotografia Portuguesa

  • Apresentação

    Apresentação

    A História da fotografia portuguesa teve um importante contributo para a História da fotografia europeia e ocidental. O número reduzido dos estudos e publicações nacionais, assim como uma fraca divulgação das imagens dos fotógrafos portugueses esbateu essa percepção e contribuiu para um desconhecimento do pioneirismo de muitos fotógrafos amadores e profissionais, quer no que respeita às suas técnicas, quer no que respeita a especificidade do seu olhar fotográfico. Esta unidade curricular tem por objectivo enquadrar períodos, conceitos e media fotográficos da história da fotografia portuguesa com paradigmas culturais e com contextos político-sociais tanto nacionais como europeus. Partindo-se dos principais estudos e publicações sobre a fotografia portuguesa, analisar-se-ão os modos de produção, promoção e distribuição da fotografia em Portugal e as suas dinâmicas na cultura visual nacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A História da fotografia em Portugal: publicações, exposições e colecções;  A introdução da fotografia em Portugal: daguerreotipia, calotipia e estereoscopia; 2.1. Caso de estudo 1: o fotógrafo amador Joseph James Forrester (texto 1); A gravura e a disseminação da fotografia na imprensa e nos salões;  A fotografia e a esfera da arte em Portugal; 4.1.    Caso de estudo 2: o fotógrafo amador Carlos Relvas (texto 2); 4.1.1. O Catálogo Raisonné da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas; A fotografia e o património: os levantamentos e as edições fotográficas; 5.1. O levantamento fotográfico do Mosteiro da Batalha: C. Relvas versus C. T. Thompson  5.1.    Caso de estudo 3: Emílio Biel e ‘A Arte e a Natureza em Portugal’ (texto 3); A fotografia estereoscópica em Portugal: autores, séries comerciais e géneros;  A fotografia no projecto colonial português;  Caso de estudo 4: José Augusto Cunha Moraes e o projecto fotográfico da África Ocidental (texto 4); 
  • Objetivos

    Objetivos

    Enquadrar períodos, conceitos e media fotográficos com paradigmas culturais e com contextos político-sociais. Abordar através dos principais estudos e publicações sobre a História da fotografia os modos de produção, promoção e distribuição da fotografia em Portugal. Enquadrar o impacto da fotografia na cultura visual portuguesa desde o século XIX. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Consulta e visionamento de fotografias históricas com recurso aos equipamentos ópticos utilizados durante o século XIX (grafoscópios, estereoscópios e lupas). Com o apoio da colecção do Early Visual Media Lab- CICANT.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAPTISTA, Paulo Ribeiro (2015), ‘Um novo olhar sobre o país: Emílio Biel e a Arte e a Natureza em Portugal’, in O Portugal de Emílio Biel, pp.63-103 FIGUEIREDO, Filipe (2008), ‘Forrester, um amador de fotografia em Portugal’, in AAVV., Barão de Forrester, Razão e Sentimento. Uma História do Douro (1831-1861), Peso da Régua: Museu do Douro. FLORES, Victor (2021), ‘Carlos Relvas’s Stereoscopic Photography: The Digital Reunion of Negatives and Prints’, History of Photography. FLORES, Victor (2019), ‘O Estereoscópio Portuguez de Aurélio da Paz dos Reis’, in A Terceira Imagem. A fotografia estereoscópica em Portugal, Lisboa, Documenta. VICENTE, António Pedro (1984), Carlos Relvas Fotógrafo. Contribuição para a História da Fotografia em Portugal no Século XIX, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Colecção Arte e Artistas. VICENTE, António Pedro; MONTI, Nicolas (1991), Cunha Moraes. Viagens em Angola, 1877-1897, Encontros de Fotografia, Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra  
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