-
Apresentação
Apresentação
Integrar os alunos na importância do papel desempenhado pelos Sistemas de Informação no negócio das empresas, sustentando conhecimentos base de interlocução com os diferentes stakeholders da área, assim como o seu planeamento, gestão e operação na industria da aviação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-12670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos : Conceitos base de Sistemas de Informação para a Gestão Sistemas de Informação: Definição e conceitos. Dados, Informação e Conhecimento. Hardware, Software e Redes Ambientes Web - Linguagem HTML Bases de Dados Fontes de dados primárias Conceitos fundamentais de Bases de Dados Empresariais Modelação de Dados Conceptual Desenho de Processos Enquadramento de Processos na Empresa Análise de casos de estudo: Sistemas Informação Empresariais As aplicações classicas da gestão (ERP, CRM, SCM, SRM,...) Analise de casos de estudo - Aplicações de Sistemas de Informação na Aviação Sistemas de Informação nas Companhias Aéreas Sistemas de Informação nos Aeroportos Sistemas de Informação na Gestão do Trafego Aéreo. Analise de casos de estudo
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir competências no âmbito da análise de dados e desenho de processos. Conhecer o papel dos sistemas/aplicações para a gestão aos diferentes níveis da gestão. Conhecer algumas normas fundamentais dos sistemas de informação na governação dos mesmos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Project-Based Learning) e CBL (Challenge Based Learning). Estas metodologias são interdisciplinares e estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais com apoio de tecnologias.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alturas, B. (2022). Introdução dos Sistemas de Informação Organizacionais. 2.ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-265-9 Bocij, P. & Greasley, A. & Hickie, S. (2019). Business Information Systems, Technology, development and management for the modern business, 6th Edition. Pearson. ISBN13: 978-1-292-22097-0 Han, J. & Pei, J., Hanghang Tong, H. (2022). Data Mining: Concepts and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems), 4th Edition, Morgan Kaufmann Publisher, ISBN13 978-0128117606 Laudon, K. & Laudon, J. (2014). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (13th edition). Pearson. ISBN: 978-0-273-78997-0 Vicente, J.; Reis, F. (2021), ?Determinant?s behaviour analysis of demand for passengers to the Portuguese air travel leisure market: Application with Partial Least Squares Regression (PLS)?. International Journal of Business Excellence, ISSN: 1756-0047. DOI: 10.1504/IJBEX.2019.10028546.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não