-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular pretende dar a conhecer o funcionamento do sistema da aviação civil ao nível internacional, europeu e nacional. Para o efeito, são abordadas as Fontes de Direito Aéreo e a história e desenvolvimento deste ramo do direito. Destaca-se a matéria aplicável ao uso e ocupação do espaço aéreo e à diferenciação do Direito Aéreo Vs Direito Espacial. São abordadas as principais Convenções Internacionais aplicáveis ao setor, com especial incidência na Convenção sobre Aviação Civil Internacional e no seu sistema normativo, que será estudado em detalhe, para além da abordagem às principais organizações internacionais, europeias e nacionais ligadas à aviação civil. Serão igualmente estudadas as Convenções e demais atos normativos que visam contribuir para a segurança da aviação civil, bem como para a punição de atos de interferência ilícita contra a aviação civil, incluindo igualmente a temática dos passageiros desordeiros e dos direitos dos passageiros.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-14127
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noção e Fontes de Direito Aéreo; Autonomia do Direito Aéreo; Direito Aéreo e Espacial; História e desenvolvimento do Direito Aéreo. As várias teses aplicáveis ao espaço aéreo. Direito Internacional Público: Breve referência às Convenções que precederam a Convenção sobre Aviação Civil Internacional. A convenção sobre a Aviação Civil Internacional: Aspetos Históricos, políticos e comerciais; Sistematização da Convenção; Os Anexos técnicos à Convenção. Outras Convenções e Acordos Internacionais aplicáveis aos atos ilícitos contra a segurança da aviação civil; Os passageiros desordeiros; O regime de responsabilidade dos operadores aéreos; Organizações Internacionais, Europeias e Nacionais relativas à aviação civil; Os Direitos dos passageiros; Marcas de nacionalidade e registo de aeronaves; As licenças de pessoal aeronáutico; O Estatuto do Piloto Comandante de Aeronave; O regime de investigação de acidentes e incidentes com aeronaves; AR; Regras do ar; Drones.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos compreendam e consigam explicar os aspetos históricos que estiveram na origem da criação do quadro legislativo atual, mormente no que respeita à Convenção de Chicago e às diversas matérias dos seus capítulos. Adicionalmente, devem saber utilizar e explicar os principais termos e conceitos aplicáveis na aviação civil. No final, devem estar familiarizados com o sistema normativo da aviação civil e com as principais Convenções Internacionais aplicáveis ao Setor. Devem adquirir conhecimentos e capacidades que lhes permitam relacionar os conceitos teóricos aprendidos com a realidade, demonstrando conhecer de forma aprofundada o principal enquadramento legislativo do setor e os seus aspetos técnicos, desenvolvendo a sua capacidade de sucesso no mercado de trabalho, atentas às especializações, conhecimentos e competências que o mesmo exige.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC, pelas suas caracteristicas é pouco dada a metododlogias inovoadoras. As aulas decorrem com base na explicação dos conteúdos programáticos a partir de exemplos práticos ocorridos, potenciando assim uma relação teorico-prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ramos Alves, Hugo (2019), Direito Aéreo - Uma Introdução, Lisboa, AAFDL Editora. Moura Vicente, Dário (coordenação) (2012), Estudos de Direito Aéreo (1.ª Edição), Coimbra, Coimbra Editora. Mendes de Leon, Pablo (2017), (Tenth Edition), Holanda, Wolters Kluwer.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não