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Apresentação
Apresentação
Adquirir as competências necessárias à identificação de riscos individuais e do ambiente que podem induzir a incidentes ou acidentes de causa humana. Neste contexto o aluno desenvolve as seguintes competências específicas: Capacidade para propor as técnicas mais adequadas à avaliação de limitações fisiológicas Capacidade para compreender os vários fatores que levam ao erro, erros latentes e erros ativos, acidentes individuais e organizacionais e barreiras de defesa; Capacidade para interpretar e implementar normas nacionais e internacionais de processos de gestão de fadiga, gestão de treino, gestão de equipas; Capacidade para propor a proteção mais atualizada e adequada à diminuição do risco por exposição a stress, ruído e outras variáveis que diminuem a performance.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1656-14134
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução; Factores Humanos; CP2: Atmosfera; CP3: Pressurização de cabine; CP4: Sistema visual, auditivo e equilíbrio; CP5: Ilusões; CP6; Sistema cardiovascular; CP7: Fadiga e ritmo circadiano; CP8: Personalidade e comportamento humano; CP9: Processamento da informação Humana; CP10: Erro e fiabilidade; CP11: Influências culturais do erro; CP12: Ergonomia e automação do cockpit; CP13:Visita ao Centro de Medicina Aeronáutica- simuladores de treino fisiológico CP14: Apresentação de trabalhos dos alunos / Revisões CP15: Testescrição dos conteúdos
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Objetivos
Objetivos
Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são: OA1: Conhecer as caraterísticas do meio aeronáutico que o tornam um meio adverso para o ser humano; OA2: Conhecer as principais limitações visuais, auditivas, cardiológicas e pulmonares que são limitantes e podem produzir erros; OA3: Compreender os vários fatores que diminuem a performance humana, tais como o ciclo de sono-vigília, a fadiga, o ambiente de cockpit e o processamento de informação; OA4: Compreender de que modo o tipo de liderança, a personalidade e os aspetos culturais interferem no trabalho de equipa
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os trabalhos dos alunos serão tmabém apresentados de forma escrita, editados pela professora e irão conrribuir para a elaboração de uma sebenta de estudo da disciplina. será um trabalho de co-working.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
RUSSOMANO Thais, CASTRO João - A Fisiologia Humana em Ambiente Aeroespacial. 1 st Edition. On-line: InnoSpace Books, 2020. SBN: 9780463285633 GREEN Nicholas, GAYDOS Steven j et al - Handbook of Aviation and Space Medicine. First Edition. Boca Raton: CRC Press, 2019. ISBN-13: 978-1138617865 PREVIC F, ERCOLINE W - Spatial Disorientation in Aviation (Progress in Astronautics and Aeronautics) Illustrated Edition., Massachusets, MIT Lincoln Laboratory. 2004. ISBN-13: 978-1563476549 STOKES Alan F, KITE Kirsten - Flight Stress: Stress, Fatigue and Performance in Aviation 2st Edition. New York: Rouledge, 2016. SBN-13: 978-0291398574
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim