-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular apresenta uma visão geral do ambiente internacional de negócios, bem como dos principais atores e Instituições internacionais. Ao longo do semestre é feita uma análise crítica do ecossistema tecnológico e de inovação, incluindo a abordagem da transição digital e ecológica, assim como a compreensão das suas implicações no setor da aeronáutica, por forma a: Desenvolver o pensamento crítico e a reflexão, para compreender o mercado internacional, as suas determinantes e dinâmicas, relevando o setor da aeronáutica; Obter informação útil e estratégica para analisar e compreender as principais complexidades e variáveis na realização de negócios internacionais; Avaliar os múltiplos fatores do ambiente externo e interno que condicionam o acesso aos mercados internacionais, nomeadamente organizações do setor da aeronáutica; Analisar o mercado externo e identificar as oportunidades de negócios; Elaborar um plano básico de internacionalização.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-14523
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: O novo ecossistema tecnológico e de inovação: Industria 4.0 na aeronáutica, as transições digital, ecológica e energética; CP2: O Ambiente Internacional de Negócios: determinantes, tendências e dinâmicas atuais com impacto na aeronáutica CP3: Principais organizações internacionais, associações internacionais e outras partes interessadas do setor aeronáutico; CP4: Mercados e sistemas financeiros e monetários internacionais; CP5: Países e mercados emergentes no setor da aeronáutica; CP6: A multiculturalidade, a ética, a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa nos negócios internacionais; CP7: Estratégia e plano de internacionalização.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender as tendências e dinâmicas do mercado internacional, face às mudanças no ecossistema tecnológico e de inovação; OA2: Compreender os principais determinantes e complexidades na realização de negócios em mercados internacionais; OA3: Analisar o ambiente de negócios de um mercado externo e identificar as oportunidades de negócios; OA4: Criar os planos de ação orientados para maximizar as oportunidades e atingir os objetivos do negócio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem centrados no aluno, através de uma combinação equilibrada da exposição da matéria programática com a discussão de temas e casos relevantes, suscitando a reflexão crítica e promovendo a dinâmica de grupos, bem como a autoaprendizagem através da consulta de fontes e sítios da internet, sob orientação do professor.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, M. Portugal (2024), Negócios Internacionais - Ambiente e Competição nos Mercados Globais, Editora Sílabo, Lisboa, ISBN: 9789895613502 Krugman, Paul (2018), International Economics: Theory and Policy, 11th edition, Pearson Education Limited, U. K. ISBN13 9781292214870 Fernandes, J.P. Teixeira (2020), Elementos de Economia Política Internacional, Editora Almedina, Coleção Manuais Universitários, 3ª Edição, Coimbra, ISBN: 9789724086927 THE BUSINESS AVIATION COALITION FOR SUSTAINABLE AVIATION FUEL(2020), Fueling the Future: Sustainable Aviation Fuel Guide, :https://www.futureofsustainablefuel.com/wp-content/uploads/2022/06/Fueling-the-Future_SAF-Guide_SAF-Coalition.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não